
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, vai se reunir na próxima segunda-feira 12 com o presidente do Tribunal de Contas da União Vital do Rêgo. O encontro acontece em meio à tensão envolvendo a liquidação do Banco Master.
A reunião será realizada às 14h na sede do Banco Central, em Brasília, e vai reunir também a cúpula da instituição. Além de Galípolo, participam: Ailton de Aquino, diretor de fiscalização do BC; Gilneu Vivan, diretor de regulação; e Izabela Correa, diretora de cidadania e supervisão de conduta.
Do lado do TCU, além de Vital, participam a secretária geral de Controle Externo, Juliana Pontes; o secretário geral de comunicação, Flávio Takashi Sato; e a auditora chefe adjunta da secretaria geral de controle externo, Maria Bethânia Lahoz.
O impasse entre o BC e o TCU envolvendo o Banco Master foi deflagrado pelo ministro do TCU Jhonatan de Jesus, que determinou uma inspeção no BC e sugeriu que poderia suspender a liquidação da instituição, determinada pelo BC em novembro de 2025.
Na quinta-feira 8, Jhonatan voltou atrás e suspendeu a inspeção in loco sobre a conduta do Banco Central no caso do Master. O movimento também esfriou a possibilidade de Jesus derrubar em caráter liminar a liquidação.
