Galípolo participa de audiência na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira – CartaCapital

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados promove, nesta quarta-feira 9, audiência pública com a participação do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. O economista foi convidado a pedido dos deputados Florentino Neto (PT-PI), Laura Carneiro (PSD-RJ) e Pauderney Avelino (União-AM).

A ideia dos parlamentares é que Galípolo ofereça explicações sobre como a atuação do banco afeta a economia brasileira. A sessão está marcada para as 10h.

De acordo com a legislação, o Banco Central tem por objetivo fundamental assegurar a estabilidade de preços, e também zelar pela estabilidade e pela eficiência do sistema financeiro, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego.

Segundo Neto, um dos articuladores do convite, o BC “é uma instituição que tem objetivos importantes e certas vezes até tidos como antagônicos entre si” e por isso seria necessário ouvir Galípolo.

A reunião ocorre poucas semanas após a autoridade monetária, liderada pelo economista, elevar mais uma vez a taxa básica de juros. A decisão, tomada no dia 18 de julho, levou a Selic a 15%, a segunda maior taxa real de juros do mundo. A indicação do BC é de que a Selic deve se manter alta por um “período bastante prolongado”.

A elevação da taxa, constantemente, é apontada como um dos obstáculos para o crescimento da economia do País, com efeitos diretos na produção industrial, nos números de comércio e serviços e, consequentemente, nas contratações.

Galípolo, convém registrar, tem sido poupado de críticas mais duras por parte de governistas e chegou a receber acenos públicos do presidente Lula (PT), que disse que o economista é “muito sério” no comando do banco.

(Com informações de Agência Câmara de Notícias)

Repost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *