foto: Iconsports

Eau Rouge, famosa curva do GP da Blgica, uma das mais temidas pelos pilotos

Palco de grandes disputas, o circuito um dos queridinhos dos pilotos da maior categoria do automobilismo mundial. Com curvas que podem ser feitas em altssima velocidade, Spa-Francorchamps est entre os circuitos mais velozes da Frmula 1.

Nas curvas 3, 4 e 5 – trecho conhecido como Eau Rouge -, por exemplo, os pilotos podem chegar a 300 quilmetros por hora. A curva, claro, empolga os amantes do esporte e os pilotos que precisam ter uma certa dose de coragem para encarar o desafio. Embora o acidente que vitimou o holands de 18 anos tenha acontecido no fim da curva 6, no muro da reta da Kemmel, a Eau Rouge , sem dvidas, o trecho mais perigoso do circuito.

Os seus 7 km de extenso fazem de Spa-Francorchamps o mais longo do calendrio, e entrega aos pilotos longas retas, curvas que demandam extrema habilidade em alta velocidade, claro, entrega muito entretenimento h quem assiste, com diversos pontos de ultrapassagem.

A unio destes fatores fazem de Spa-Francorchamps o circuito preferido de muitos dos amantes da Frmula 1. Mas a beleza e complexidade da pista proporcional ao risco que ela transmite queles que pilotam os impressionantes carros de Frmula 1.

Eau Rouge, as curvas mais temidas da Frmula 1

A Eau Rouge, na verdade, o nome de apenas uma parte do conjunto de trs curvas, mas com a sua fama ela acabou nomeando todo o trecho. Ela tem esse nome em homenagem a um riacho de gua avermelhada que passa prximo do circuito. A traduo livre do nome da curva, inclusive, significa “gua vermelha”.

Embora seja, talvez, a curva mais amada , tambm, a mais perigosa. E muitos podem ser os fatores que contribuem para isso.

O primeiro deles a inclinao da pista neste trecho. Do ponto mais baixo ao ponto mais alto, os carros sobem cerca de 41 metros, isso faz com que os pilotos precisem acelerar ao mximo para garantir o melhor desempenho.

 

 

As curvas 3, 4 e 5 comp
foto: Reproduo

As curvas 3, 4 e 5 compem a Raidilon, mais conhecida como Eau Rouge

 

Outro fato que aumenta o perigo da curva o “downforce” dos carros de Frmula 1. O downforce nada mais do que a fora aerodinmica vertical exercida pelo ar que empurra o carro para baixo. Esse fenmeno   possvel graas a construo da carroceria dos carros, pensada mais extrair o mximo de desempenho dos potente motores.

O downforce faz com que os carros ganhem mais aderncia com a pista, facilitando o contato dos pneus com o solo, possibilitando os pilotos atingirem velocidades cada vez maiores.

Para a curva em questo, esse um ponto que pode ser considerado, ao mesmo tempo, positivo e negativo.

Positivo porque permite que quanto mais presso aerodinmica empurrando os carros para baixo, menos eles “descolam” do cho enquanto precisam percorrer os mais de 40 metros morro acima. A parte negativa dessa maior segurana aerodinmica que os pilotos podem acelerar cada vez mais enquanto sobem, o que pode aumentar o nmero de acidentes no setor.

Acidentes na Eau Rouge podem ser fatais

O trgico acidente deste sbado (1) mais um exemplo negativo do poder destruidor que um nico erro pode ter nesta curva. Ao longo dos anos, muitos pilotos se acidentaram gravemente na Eau Rouge, e em alguns casos foram fatais.

Alm do acidente deste sbado (1), em 2019 o piloto francs Anthoine Hubert, de 22 anos, morreu aps chocar com outro carro no fim da curva 5 do circuito. Ainda na segunda volta da corrida da F2, Hubert rodou e foi atingido por Juan Manuel Corre, que vinha em alta velocidade logo atrs, pico de fora de 81,8g (81,8 vezes a fora da gravidade).

 

Veja o vdeo do acidente de Anthoine Hubert

 

 

Nem o sete vezes campeo mundial de Frmula 1, e um dos melhores pilotos da histria da Frmula 1 Lewis Hamilton, escapa dos perigos da famosa e perigosa curva. Em 2022, durante um dos treinos antes do GP da Blgica, o britnico perdeu o controle por carro por alguns instantes e quase encontrou o muro.

 

– A Eau Rouge sempre a parte mais excitante do circuito. Quando voc a ataca p embaixo, ao chegar no final, suas vsceras vo l no fundo. E parecem que vo sair pela boca quando voc chega ao topo da colina l na frente. algo bem empolgante quando voc est a 320 km/hora – disse Hamilton.

 

 

Brasileiro Pietro Fittipaldi tambm se acidentou na Eau Rouge

O brasileiro Pietro Fittipaldi tambm j foi vtima da temida curva. Em 2018, no treino classificatrio de uma das etapas de circuitos do Mundial de Endurance (WEC), ele atingiu com tudo a parede de pneus que faz a proteo dos pilotos.

Desta vez, o acidente foi causado por uma pane eltrica, que fez o brasileiro perder o controle do carro. O neto do bicampeo de Frmula 1, Emerson Fittipaldi, fraturou as duas pernas.

 

Veja o vdeo do acidente de Pietro Fittipaldi 

 

 

O acidente de Lando Norris que cancelou uma corrida

Em 2021, o piloto britnico Lando Norris bateu em cheio no fim da temida curva na ltima parte do treino classificatrio do GP da Blgica, depois de perder o controle da traseira do carro. No dia a pista estava escorregadia e alguns pilotos haviam pedido para que a sesso fosse interrompida.

  

O piloto, por sorte, no se feriu gravemente. Mas o seu acidente foi, talvez, o principal motivo para o cancelamento da corrida do dia seguinte. A chuva no parava no circuito quando os carros saram para a volta de apresentao.

 

Veja o vdeo acidente de Lando Norris na Eau Rouge 

 

Ainda na volta de apresentao, o piloto da Red Bull, Sergio Perez, bateu no trecho entre as curvas 7 e 9, conhecido como La Combe. Aps duas largadas e apenas uma volta vlida completada, todos os pilotos retornaram aos boxes, onde permaneceram por trs horas, at o cancelamento da corrida.

 

 

 

Outros acidentes marcantes na Eau Rouge, em Spa-Francorchamps

O mesmo setor que vitimou Hubert e Hoff j foi palco de outros acidentes impressionantes que, por pouco, no terminaram da pior maneira. Em 2016, Kevin Magnussen, piloto da Haas e poca na Renault, perdeu o controle do carro na sada da curva e acertou em cheio a barreira de proteo. Felizmente o piloto no sofreu ferimentos graves, apenas um corte no tornozelo.

Outros acidentes histricos na Eau Rouge:

1987 – Philippe Streiff e Jonathan Palmer

1990 – Paolo Barilla

1992 – Gerhard Berger

1993 – Alex Zanardi

1998 – Jacques Villeneuve

1999 – Jacques Villeneuve e Ricardo Zonta

2004 – Ryan Briscoe

2004 – Christian Klien e Takuma Sato




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