Moradores de 14 municípios na região do Sisal, Bahia, enfrentam problemas sérios no abastecimento de água desde o dia 8 de abril. A culpa, segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), é das constantes falhas e oscilações no fornecimento de energia elétrica que prejudicam o funcionamento do sistema Pedras Altas/Sisal. Essa operação é responsável por atender cerca de 176 mil pessoas.
De acordo com a Embasa, foram registradas nove ocorrências de problemas com a energia nos últimos dez dias nas estações de bombeamento, totalizando mais de 60 horas de paralisação. A empresa alega que a Coelba/Neoenergia está sendo cobrada para regularizar a situação e garantir um fornecimento de energia adequado. A Embasa explica que, diferentemente da energia, a retomada da água não é imediata, pois leva tempo para encher os reservatórios e pressurizar a rede, especialmente em dias de maior consumo.
Enquanto a situação não se normaliza, a Embasa pede à população que use a água disponível de forma consciente e econômica. Os municípios afetados são Mairi, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Quixabeira, Capela do Alto Alegre, Pintadas, Capim Grosso, Nova Fátima, Gavião, São Domingos, Valente, Ichu, Candeal e Pé de Serra.