A capital baiana se prepara para viver uma grande celebração musical entre o próximo sábado (25) e segunda-feira (27), quando o Distrito Criativo do Comércio se transformará em um imenso palco para a primeira edição do Festival Internacional Salvador Cidade da Música. O evento marca os dez anos do título de Cidade Criativa da Música concedido pela Unesco.
O festival é apenas uma das atrações do programa Cidade da Música, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) para estimular o segmento e fortalecer a economia criativa local por meio de diversas ações que serão desenvolvidas ao longo do ano.
Vice-prefeita e titular da Secretaria de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos destacou o compromisso da administração municipal em investir e planejar ações voltadas para estimular e fortalecer o potencial criativo que a cidade já tem.
“Salvador sempre foi reconhecida por sua riqueza musical. Com o título de Cidade da Música, assumimos o compromisso institucional de cuidar, investir e planejar políticas públicas baseadas nesse potencial criativo. Hoje, somos referência não apenas pelo nosso passado, mas pelo futuro que estamos construindo.”
Nesta edição, participam artistas da cena independente das cidades de Kingston (Jamaica), Valparaíso (Chile) e Recife (Brasil). Com isso, o evento busca fortalecer as conexões entre as cidades que integram a Rede de Cidades Criativas da Unesco, promovendo intercâmbio, diversidade e cooperação entre artistas, instituições e públicos.
“Existem mais de 70 cidades criativas da música reconhecidas pela Unesco ao redor do mundo, e o festival nasce para comemorar esse título, mas também para se relacionar com essa rede. A cada edição, receberemos de duas a três cidades criativas da música de lugares diferentes do mundo. Cada uma delas enviará um artista através de um projeto de música ou de um festival. Com isso, Salvador se tornará, a partir disso, um palco de ações que acontecem ao redor do mundo”, conta Gabriela Rocha, gerente de Linguagens Artísticas e Negócios Criativos da Secult.
Programação – As atrações artísticas sobem ao palco no próximo domingo (26), na Praça Maria Felipa, no Comércio. O show terá início às 13h com a apresentação de Lucas dos Prazeres (Recife). Às 14h45, direto do Festival Popular de Valparaíso, no Chile, Mora Lucay apresentará um pouco do seu indie pop rock latino-americano. Em seguida, a partir das 16h30, o Ministereo Público, primeiro sound system da Bahia, recebe ao palco Oku Onuora (de Kingston, Jamaica) e Jaime Hinckson.
À noite, o palco principal do festival recebe o concerto especial Salvador Cidade da Música, com uma apresentação da Orquestra Afrosinfônica, sob direção artística do maestro Ubiratan Marques, reunindo grandes nomes da música baiana, a exemplo de Carlinhos Brown, Ilê Aiyê, Gerônimo Santana, Olodum, Sued Nunes, Nem Cardoso, Roberto Mendes, Seko Bass (BaianaSystem) e Mariene de Castro.
Construído como um percurso histórico-musical, o espetáculo revisitará diferentes momentos da música em Salvador, desde Xisto Bahia, passando por Tia Ciata, Tropicália e Dorival Caymmi, entre outros grandes nomes que contribuíram significativamente para a diversidade, potência criativa e impacto cultural do cenário musical baiano e brasileiro.
“Estamos fazendo um recorte dos movimentos que deram fundamento para diversos segmentos da música de Salvador e da Bahia. O show é uma homenagem à cidade a partir da música”, afirma o maestro Ubiratan Marques.
Além disso, haverá um olhar para a nova cena, por meio da realização de shows em um pranchão, também na Praça Maria Felipa, com artistas que passaram pelo projeto de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas do programa Boca de Brasa. As atrações do pranchão se apresentarão das 14h às 19h.
Encontros formativos – Além dos shows no local, o público poderá vivenciar uma experiência completa, com food trucks, painéis temáticos, masterclasses e mentorias.
No sábado (25), das 11h às 12h30, o Museu Cidade da Música da Bahia recebe o painel de abertura do festival com representantes de Salvador, Kingston, Valparaíso e Recife. O tema do painel será Conteúdo Orgânico x Mídia Paga na Construção de Audiência. Das 15h30 às 16h30, haverá mais um painel no equipamento municipal sobre Internacionalização e Mercado de Festivais.
Já na segunda (27), haverá masterclass e mais dois painéis no Polo de Economia Criativa Doca 1 e no Cidade da Música da Bahia. A programação completa do evento pode ser conferida no Instagram da Secult (@secultsalvador).
Repost
Source link