O São João da Bahia teve início nesta quarta-feira (18), no Parque de Exposições, situado na avenida Paralela, em Salvador. A festa, que segue até a próxima segunda-feira (23), está contando com um forte esquema de segurança, com a utilização de câmeras corporais, de reconhecimento facial e para contagem de público.
Dentre os 12 mil agentes, estão policiais militares, civis, bombeiros, polícia técnica e rodoviária da Bahia, atuando na capital e em 281 municípios a pé, por meio de viaturas, motocicletas, cavalos, bases móveis, drones e helicópteros.
O policiamento vai ser intensificado nas estações de metrô, especialmente na estação Mussurunga, com monitoramento 24h, e nas principais vias de acesso ao Parque de Exposições, como as avenidas Paralela, Dorival Caymmi e Orlando Gomes, como explicou o major Albert Nogueira, comandante da 15ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).

“São quase 400 profissionais atuando só aqui no parque e no acesso à festa, com policiamento planejado pensando em todas as etapas, desde a saída do metrô até toda a parte interna da festa. Temos diversas modalidades de policiamento sendo utilizadas, como o montado, em quatro rodas, patrulhas na área interna, tanto das companhias convencionais quanto das especializadas, além de quatro viaturas no contorno. Precisamos cuidar da população em todos os momentos”, assegurou o comandante da 15ª CIPM.
O Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher (BPPM) também vai atuar no parque em patrulhas e nas ações de conscientização, em ocorrências envolvendo violência de gênero.