Festa do Imigrante celebra diversidade cultural no fim de semana em SP

Neste fim de semana, o Museu da Imigração, na região central da capital paulista, recebe a Festa do Imigrante, que celebra a diversidade cultural com a participação de comunidades de 43 países em atrações musicais, artísticas e gastronômicas.

A sede do Museu da Imigração fica no prédio da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, que foi inaugurada em 1887 e funcionou por quase 100 anos, acolhendo imigrantes vindos de outros países e depois de outros estados do Brasil.

A diretora-executiva do Museu da Imigração, Alessandra Almeida, fala sobre a importância de a festa acontecer num local de história e memória da imigração:

“Sessenta e sete nacionalidades e regiões foram acolhidas dentro desse local, né? Foram mais de 3,5 milhões de imigrantes nacionais e internacionais. Então, realizar a Festa do Imigrante, conseguir trazer todas essas comunidades para dentro desse espaço novamente, entender aquele local como uma casa de memória mesmo, mas uma casa também de discussão, de um local para você refletir.”

Ao longo de dois dias, o evento reúne migrantes, refugiados e descendentes de várias nacionalidades. A programação traz oficinas de dança, como a rumba catalana e o k-pop coreano, de artesanato, como bordado palestino e a caligrafia armênia e de gastronomia, como as arepas venezuelanas e os biscoitos alemães.

A diretora-executiva do Museu da Imigração, Alessandra Almeida, destaca as atrações musicais:

“O palco vai estar recebendo 33 apresentações de música e dança de muitos países, então é um local mesmo de celebração dessas múltiplas culturas que nós temos na cidade de São Paulo.”

Ingressos

A Festa do Imigrante acontece neste sábado (27) e domingo (28), das 9h30 às 18h. A entrada é gratuita: basta levar 1 kg de alimento não perecível, exceto o sal. As doações serão destinadas ao Arsenal da Esperança, centro de acolhimento na cidade de São Paulo. Programação completa no site museudamigracao.org.br.


SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *