Feira de Economia Solidária em Curitiba tem artesanato, comidas típicas e atrações culturais neste sábado (20)

Acontece neste sábado (20), a Festa da Economia Solidária, no calçadão do Museu Municipal de Arte (MuMa), no bairro Portão, das 9h às 17h. O evento é gratuito e comemora os aniversários da Rede Mandala – Rede Paranaense de Economia Solidária Campo-Cidade e da Feira Permanente de Economia Popular Solidária.

A programação conta com atrações culturais, momentos de debate e formação, além da tradicional feira de empreendimentos econômicos solidários, com artesanatos, roupas, livros e comidas. A festa ainda terá um espaço de terapias integrativas, como massagem, reiki e aromaterapia.

Festa do Dia das Mães (Curitiba (PR), Feira Permanente, 12/03/2025). – Foto: Lia Bianchini | Foto: Lia Bianchini

Entre as atrações culturais, a festa celebrará as culturas populares e tradicionais brasileiras, com o Maracatu Aroeira (grupo de Maracatu de Baque Virado, uma manifestação da cultura popular brasileira de origem afro-brasileira) e o Grupo Andrelina (que tem o intuito de apresentar a arte musical de cocos e cacuriás de mestras e mestres brasileiros da região norte e nordeste do Brasil). A programação também conta com uma homenagem a Lourdes Marchi, histórica liderança da Economia Solidária, falecida em 2023.

“Não celebraremos apenas os aniversários da Rede Mandala e da Feira Permanente do Portão, mas também toda a memória das nossas lutas, conquistas e resistência nesses espaços, construindo uma Economia Solidária e justa”, dizem os movimentos organizadores do evento.

A Festa da Economia Solidária é realizada pelo Fórum Municipal de Economia Popular Solidária de Curitiba em parceria com Rede Mandala, Associação Feira Permanente de Economia Popular Solidária, Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) e Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria). A atividade faz parte do projeto “Consolidando a Rede Paranaense de Economia Solidária Campo-Cidade”, executado pelo Cefuria em parceria com a Secretaria Nacional Solidária (SENAES), do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

Festa da Economia Solidária, Feira Permanente, Curitiba (PR), feveiro de 2025. – Foto: Lia Bianchini

Programação

  • 9:30: Café e mística
  • 10:10: Dança circular
  • 11h: Homenagem a Lourdes Marchi
  • 13h: Maracatu Aroeira
  • 14h: Formação com MTD
  • 15:30: Grupo Andrelina

Serviço

Festa da Economia Solidária
Data: 20 de setembro (sábado)
Horário: das 9h às 17h
Local: Calçadão do MuMa (Av. República Argentina, 3430, Portão)

Repost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *