
Os Estados Unidos não devem enviar nenhum representante de alto nível à COP30, a cúpula climática que começa em 10 de novembro em Belém do Pará.
O anúncio foi feito por uma fonte da Casa Branca, sob condição de anonimato, em contato com a agência de notícias AFP neste sábado 1º. O governo de Donald Trump, que se concentra em impulsionar a indústria de combustíveis fósseis, ainda não tratou do tema oficialmente.
“Os Estados Unidos não enviarão nenhum representante de alto nível à COP30”, disse o funcionário de Trump sob condição de anonimato.
“O presidente está dialogando diretamente com líderes de todo o mundo sobre questões energéticas, como evidenciado pelos acordos históricos de comércio e paz, que têm um foco significativo em parcerias energéticas”, afirmou, ainda, o funcionário.
O presidente Lula (PT), recentemente, reforçou pessoalmente o convite para que Trump participasse da COP30, ainda que a postura do político fosse de discordância do tom adotado pela maioria dos presentes na Conferência.
“Eu disse a ele: ‘é importante que você vá [à COP] para dizer o que você pensa. Se você não acredita nas coisas, vá lá para dizer o que você pensa’”, relatou o brasileiro após o encontro com o norte-americano.
(com informações de AFP)
