O Instituto de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) virou uma das principais referências para quem busca estatísticas e análises de probabilidades relacionadas ao Campeonato Brasileiro de Futebol., sobretudo na reta final das competições. Embora ainda faltem 13 rodadas para o fim da série A, os cálculos da UFMG preocupam a torcida do Vitória. De acordo com o site do instituto, o time aparece com 75,5% de probabilidade de rebaixamento, superado apenas pelo Atlético-GO, que tem hoje 94,6% de risco.
Outra fonte para esse tipo de avaliação é o site Infobola, do professor Tristão Garcia. Lá, a situação do Vitória é um pouco pior. O risco de queda é de 78%.
O Vitória está na 18ª colocação no Campeonato Brasileiro, com 22 pontos em 25 jogos. É a equipe com mais derrotas (15) e tem a segunda pior defesa, com 39 gols sofridos, um a menos que o Atlético-GO.
Um fator de motivação em meio à crise é a incrível reação de 2022, quando, na série C, o Vitória chegou a ter apenas 2% de chance de conseguir o acesso e acabou comemorando a subida para a segunda divisão. Outro dado positivo é a campanha do returno. O Vitória tem sete pontos em seis jogos. No primeiro turno, tinha apenas dois com a mesma quantidade de partidas.