Em um intervalo de apenas sete dias, cinco mulheres foram brutalmente assassinadas na Bahia, vítimas de feminicídio. Os crimes aconteceram em diferentes cidades do estado e, em sua maioria, os suspeitos são ex-companheiros das vítimas. Além das mortes, também foi registrada uma tentativa de feminicídio em Salvador, onde uma mulher foi atacada com ácido pelo ex-marido.

A escalada de violência contra as mulheres nesta semana expõe o ciclo de abusos, negligência estatal e reincidência de agressores. Em comum, os casos revelam marcas de controle, perseguição e rompimento de vínculos — momentos em que o risco de morte, segundo especialistas, se intensifica.

Confira os casos registrados:

Yasmin Andrade Pinheiro – Irecê

Na noite da última quinta-feira (10), Yasmin Andrade Pinheiro, de 30 anos, foi morta de forma cruel após ser esfaqueada e atropelada em Irecê, no norte do estado. O principal suspeito é o ex-sogro, com quem ela discutiu momentos antes do crime. O filho dela, de 13 anos, tentou defendê-la e também foi esfaqueado.

Catarine Melhor de Souza Cerqueira – Salvador

Na segunda-feira (14), Catarine, de 27 anos, foi assassinada a facadas no bairro São João do Cabrito, em Salvador. O crime ocorreu no dia em que ela oficializaria o divórcio com Sérgio Cerqueira, que já havia descumprido medida protetiva e rompido a tornozeleira eletrônica. A vítima foi morta na frente da mãe e dos dois filhos, um deles com autismo.

Jaqueline Vieira Moura – Salvador

Dois dias depois, na quarta-feira (16), Jaqueline Vieira Moura, de 43 anos, foi encontrada morta com sinais de estrangulamento no bairro da Paz. O principal suspeito era o namorado da vítima, que foi linchado por populares após o crime. Ele não resistiu aos ferimentos.

Maura Santos de Jesus – Conceição do Jacuípe

Na madrugada de sábado (12), Maura Santos, de 45 anos, foi morta com três tiros dentro de casa, na frente do filho de 11 anos, em Conceição do Jacuípe. O ex-companheiro, que tinha acesso à residência, cometeu o crime enquanto ela dormia e, em seguida, tirou a própria vida.

Iane de Jesus Branco – Santana

No domingo (13), Iane, de 26 anos, foi assassinada a golpes de bloco de cerâmica dentro de casa, na cidade de Santana, no oeste baiano. O crime aconteceu na frente do filho de quatro anos. O companheiro dela, que teria consumido bebida alcoólica antes do crime, foi preso dois dias depois.

Tentativa de feminicídio – Salvador

Também nesta semana, Tamara Rafaele, de 41 anos, sobreviveu a uma tentativa de feminicídio ao ser atacada com ácido pelo ex-marido no bairro do Uruguai. Ela sofreu queimaduras graves e precisou ser internada. O agressor ingeriu veneno e morreu durante a travessia de ferry boat para a Ilha de Itaparica.

Segundo familiares, Tamara e Jeferson se relacionaram por três anos e o namoro terminou há cerca de um mês — Foto: Arquivo pessoal

Onde buscar ajuda?

Se você está em situação de violência, procure ajuda. Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher), ou vá até a delegacia mais próxima. O silêncio pode custar vidas.

Fonte: AloJuca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *