História Hoje: dicionário adota o nome "Pelé" como adjetivo

O Arrastado da alpercata e o ritmo do xaxado tomaram conta da terra de Lampião. É que começou a 16ª edição do Encontro Nordestino de Xaxado, em Serra Talhada, interior de Pernambuco. O evento segue até o próximo domingo com apresentações gratuitas, todas as noites, na Estação do Forró.  O espaço recebe pelo menos 20 grupos de Xaxado vindos das regiões Nordeste, Norte e Sul do Brasil, como destaca Feliciano Félix, representante do Ministério da Cultura em Pernambuco.

 “Em vez de ser Encontro Nordestino de Xaxado, na verdade deveria ser Encontro Brasileiro de Xaxado, porque nós temos grupo de Belém do Pará, do Rio Grande do Sul, de todos os estados nordestinos. Então a expectativa é muito grande, até porque, tudo que se faz de cultura em Serra Talhada é revestido desse glamour, dessa espera; e a cidade e acolhe esses eventos num sentimento de pertencimento.”

Esse sentimento de acolhida e pertencimento é compartilhado, por Fábio Moura, coordenador do Grupo de Xaxado Estrelas do Sertão, da cidade de Piranhas, Alagoas.

“Minha primeira vez que eu entrei aqui, quando disseram “Fábio, estamos chegando em Serra Talhada”, eu mandei parar o carro, coloquei o figurino, entrei, cruzei a entrada Serra Talhada à pé,  para mostrar que eu tava pisando no solo sagrado. E  desde a minha primeira vez, que estive em Serra, eu faço questão de vir assistir esse momento, estar aqui no Encontro nordestino de Xaxado.”

Durante o dia estão previstas apresentações em escolas de Serra Talhada e também nas feiras livres da cidade. 

Além disso, haverá rodas de Xaxado, oficinas, shows musicais, feira com produtos do Grupo de Artesãos de Serra Talhada e da Associação Marias Artesãs, feira de livros e cordéis. Estão incluídas ainda visitas a espaços turísticos ligados à Lampião, incluindo o Museu do Cangaço e o Sítio Passagem das Pedras, onde nasceu Virgulino Ferreira. 

O Xaxado foi difundido como uma dança de guerra e entretenimento pelos bandos de cangaceiros espalhados pelo sertão nordestino, inclusive pelo bando de Lampião, no início dos anos 1920, em Vila Bela. Anos depois passou a ser o município de Serra Talhada que ficou conhecido como “Capital do Xaxado” e recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco.


SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *