Dois homens apontados como líderes de uma organização criminosa com atuação no Extremo Sul da Bahia foram presos nesta quinta-feira (17), no estado de Minas Gerais, durante a Operação Conexão. A ação contou com o trabalho conjunto das forças estaduais e federais de segurança, além do Ministério Público da Bahia (MPBA).
Os suspeitos foram localizados e interceptados por equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em uma rodovia mineira. Com eles, os agentes apreenderam duas submetralhadoras, carregadores e munições. A prisão aconteceu na cidade de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte.
Além das prisões, os policiais encontraram mais armas, munições, celulares, drogas e outros materiais ilícitos em imóveis usados como esconderijos pelos criminosos. Na mesma ação, a esposa de um dos presos e outro integrante do grupo também foram detidos em flagrante.
HISTÓRICO DAS INVESTIGAÇÕES
As investigações tiveram início após uma operação realizada em 30 de maio de 2025, na cidade de Eunápolis. Na ocasião, foram apreendidas drogas, máquinas de cartão, cadernos com anotações do tráfico, comprovantes bancários, um HD com imagens de segurança e radiocomunicadores.
Segundo as autoridades, os presos exercem funções de liderança na facção: um é responsável pela logística de distribuição de drogas da organização, enquanto o outro comanda operações criminosas nos bairros Gusmão e Centro, em Eunápolis. Este último também é investigado por envolvimento em um homicídio qualificado com a morte de uma criança, ocorrido em 2019.