Na tarde deste sábado (4), o Cinema São Luiz exibe, a partir das 14 horas, o filme Histórias que se atravessam: o rio Capibaribe e a comunidade Santana, que registra a vida de moradores da localidade da zona norte do Recife frente à ameaça de despejo para a construção da ponte Cordeiro-Casa Forte. A sessão é gratuita, com ingressos distribuídos na bilheteria do cinema uma hora antes da sessão. O Cinema São Luiz fica na rua da Aurora, nº 175, na esquina com a avenida Conde da Boa Vista, centro da capital.
O filme apresenta a comunidade às margens do rio Capibaribe e denuncia os impactos objetivos e subjetivos de grandes obras urbanas e remoções de famílias, muitas vezes sem diálogo adequado e transparente por parte do poder público. A narrativa é conduzida por crianças e adultos residentes no Santana, compartilhando suas memórias e afetos que os vinculam à comunidade fundada nos anos 1800. Desde 2024 os moradores protocolaram pedidos de informação junto à Prefeitura do Recife, buscando respostas sobre a obra, prevista para iniciar no primeiro semestre de 2026.
O documentário tem direção de Rosely Bezerra e Mariana Rodrigues, com colaboração de Mariana Vasconcelos, a partir de um processo de escuta de Bezerra, mestranda em história e cultura regional na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O filme tanto documenta a vida no bairro como funciona como manifesto político e cultural, reconstruindo as relações da comunidade com o rio e apontando a importância de pensar a cidade a partir de quem nela habita.

