O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, discursou nesta quarta-feira 24 no Congresso norte-americano.
“América e Israel precisam ficar juntos. Porque, quando ficamos juntos, uma coisa muito simples acontece: nós ganhamos e eles perdem. E digo uma coisa para vocês hoje: nós vamos ganhar”, disse Netanyahu aos congressistas, sob aplausos.
Do lado de fora, milhares de manifestantes protestaram contra o genocídio promovido por Israel na Faixa de Gaza. Houve confrontos com a polícia.
Segundo a polícia do Capitólio, spray de pimenta foi utilizado contra os manifestantes, que carregavam cartazes pedindo a prisão do primeiro-ministro israelense e exigindo o fim da ajuda militar dos EUA a Israel.
Os manifestantes também tentaram bloquear o caminho de Netanyahu até o edifício. O New York Timesinforma que houve detenções dentro e fora da galeria. Manifestantes presos, diz o jornal, portavam camisetas com os dizeres ‘Seal The Deal Now’ (sele o acordo, em referência ao cessar-fogo)
Do lado de dentro, no discurso, Netanyahu acusou o Irã de financiar os protestos. “Por tudo o que sabemos, o Irã está financiando os protestos anti-Israel que estão acontecendo agora, do lado de fora deste prédio. Se tornaram os idiotas úteis do Irã”, criticou o primeiro-ministro.