O Dia dos Pais também simboliza a construção de legados no ambiente empresarial. Segundo o IBGE, cerca de 90% das empresas no Brasil têm perfil familiar. Essas companhias geram aproximadamente 75% dos empregos com carteira assinada e mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB).
Por trás dos números, estão relações entre pais e filhos que vão além do vínculo afetivo e se transformam em parcerias na gestão e continuidade dos negócios. A sucessão familiar, quando planejada, fortalece a presença dessas empresas em um mercado competitivo e em transformação constante.
Envolvimento desde cedo
A Rayflex, referência nacional na fabricação de portas rápidas industriais, foi fundada por João Batista Tavares em 1988. A filha, Giordania Tavares, atual CEO, assumiu a liderança em 1997. Ela foi responsável por expandir a atuação da marca no Brasil e em países da América Latina.
“Desde muito cedo estive envolvida com a empresa e, quando chegou a hora, eu já conhecia bem o negócio e estava preparada para dar continuidade ao legado do meu pai”, afirmou Giordania.
Sob sua gestão, a empresa construiu seu centro fabril próprio em Mogi das Cruzes (SP) e iniciou o processo de exportação. Para ela, “é importante preparar os sucessores, envolver as próximas gerações nas decisões e permitir que desenvolvam maturidade profissional para liderar com segurança e inovação”.
Participação ativa na transição
A Anjos Colchões & Sofás, rede especializada em colchões e sofás fundada no Paraná em 1990 por Claudinei dos Anjos, também está passando por um processo de sucessão. O filho, Leonardo dos Anjos, começou a atuar na empresa aos 16 anos.
Em 2020, após mais de uma década de experiência, assumiu o cargo de diretor de franquias com a missão de acelerar a expansão da marca. Naquele ano, a rede superou 80 unidades em operação e, mesmo em meio à pandemia, registrou aumento de 93% no faturamento de junho em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Em 2024, a rede alcançou mais de 300 lojas comercializadas, com presença em 24 estados brasileiros, além de unidades no Paraguai, Uruguai e Chile.
“Ajudei a marca a expandir inicialmente para cidades do Paraná e para Porto Alegre, nossa primeira loja fora do estado de origem. Minha contribuição consistiu em avaliar e encontrar bons gerentes, gestores e colaboradores que atendessem a nossa exigente clientela. Para até 2030, traçamos uma meta de atingir o marco de 500 lojas em operação e para isso, montamos uma equipe qualificada para garantir o crescimento sustentável dos nossos franqueados e da rede como um todo”, declarou Leonardo.
Continuidade com visão de futuro
Com mais de 50 anos de história, a Academia Gaviões foi fundada pelo casal Leo Aguiar e Roseli Aguiar. A marca conquistou reputação por seu atendimento e funcionamento ininterrupto. A sucessão está agora com a filha Priscila Aguiar, formada em Educação Física e mestre em Biomecânica do Movimento Humano.
A nova liderança aposta na inovação e na expansão por meio do franchising, levando o modelo da Gaviões a novas regiões do Brasil e, mais recentemente, ao exterior.
“Cresci dentro da academia, acompanhando cada etapa da construção da marca. Assumir a liderança representa, para mim, a responsabilidade de honrar tudo o que meus pais criaram, mas também a chance de inovar e preparar a Gaviões para os próximos 50 anos”, afirmou Priscila.