Todo o processo que antecede o consumo envolve esforço e reflete o trabalho árduo de mulheres e homens que fazem do trabalho no campo o alicerce da produção de alimentos no Brasil
Foto: Divulgação
Marcado por celebrações intensas realizadas pelos movimentos sindicais e sociais na busca de direitos, o Dia da Trabalhadora e do Trabalhador, comemorado em 1º de maio, não apenas elenca uma série de conquistas, mas também reforça as demandas por justiça social, melhores condições de vida e igualdade de direitos. Esses princípios também se estendem ao campo, já que, no próximo dia 25, comemora-se o Dia da Trabalhadora e do Trabalhador Rural.
As datas expressam o reconhecimento da importância do trabalho, seja no meio urbano ou rural. Ao mesmo tempo em que o dia 1º valoriza a contribuição dos trabalhadores urbanos para a sociedade, o dia 25 simboliza uma data expressiva aos trabalhadores rurais desempenham um papel importante para a segurança alimentar no país, produzindo boa parte dos alimentos que vão para a mesa dos brasileiros.
Do campo à mesa
Especificamente na agricultura familiar, são 10,1 milhões de trabalhadoras e trabalhadores rurais que garantem alimentos como leite, arroz, feijão, legumes, verduras e frutas às mesas dos brasileiros. O dado é do Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023.
Todo o processo que antecede o consumo envolve esforço e reflete o trabalho árduo de mulheres e homens que fazem do trabalho no campo o alicerce da produção de alimentos no Brasil.
Fonte: Agência Gov | Via MDA
Repost
Source link