Na terceira noite do São João da Bahia, realizada nesta sexta-feira (20), o Parque de Exposições foi palco de uma das mais autênticas celebrações do forró tradicional. O cantor baiano Del Feliz, de 52 anos, natural de Riachão do Jacuípe, subiu como a quarta atração da noite e levou o público a dançar o verdadeiro “pé de serra”.
Com 22 anos de carreira, 22 CDs e 3 DVDs lançados, Del Feliz se consolidou como um dos grandes nomes do forró tradicional. Conhecido como “embaixador do forró”, ele já foi protagonista da campanha que garantiu o reconhecimento do ritmo como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e foi indicado diversas vezes ao prêmio de “melhor música do São João da Bahia”.
Na apresentação desta noite, Del Feliz resgatou o autêntico forró de serra e promoveu um desfile de clássicos e novas composições que embalaram o Parque de Exposições. “Como sempre digo, forró da Bahia precisa ser valorizado”, declarou.
Filho de Dona Nicinha, cantadora de reisado e samba, Del Feliz começou cedo o envolvimento com a cultura nordestina; aos 11 anos escrevia cordéis. A trajetória, marcada por experiências como feirante, pedreiro e fotógrafo, espelha a identidade do forró como voz da vida cotidiana.
Além de agitar o público, a presença de Del Feliz confirma a importância do forró tradicional no São João da Bahia. Sua fala durante o evento reforçou a relevância de não perder a essência diante das grandes produções. “A cultura não é estática… o forró é um símbolo muito importante”, afirmou. Foi uma noite com forró raiz, acolhimento, ancestralidade e brasilidade genuína.
A apresentação marcou mais uma vitória do forró raiz em um dos maiores palcos juninos do País. Del Feliz ainda lembrou que “o São João só faz sentido quando suas raízes são mantidas vivas”.