Ícone de Busca

O cenário econômico das últimas 24 horas é marcado pelo impacto direto da reforma tributária no bolso das famílias, que correm para planejar a sucessão diante da perspectiva de um imposto sobre heranças mais que dobrado. Em outro front, uma decisão do governo que classifica a tilápia como espécie invasora coloca em alerta o bilionário setor da aquicultura nacional, que teme um forte abalo econômico. Completa o panorama uma análise aprofundada que desmente mitos sobre o uso de agrotóxicos no país, contrapondo o debate público com dados e pesquisas.

Reforma tributária encarece heranças e acelera planejamento

O custo para transferir heranças pode mais que dobrar no Brasil. A mudança é um efeito da reforma tributária, que tornará o imposto (ITCMD) progressivo. Com isso, as alíquotas, hoje limitadas a 8%, poderão subir significativamente. Famílias estão antecipando o planejamento sucessório para mitigar os custos. Doações em vida e a criação de holdings familiares são algumas alternativas.

VEJA TAMBÉM:

  • Custo de herança pode mais que dobrar e força famílias a revisar sucessão

Governo classifica tilápia como invasora e setor alerta para risco econômico

O governo federal classificou a tilápia como espécie exótica invasora. A decisão gerou alerta no setor de aquicultura nacional. Produtores temem que a medida cause um forte impacto econômico. As preocupações incluem restrições à criação do peixe e dificuldades de crédito. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de tilápia.

VEJA TAMBÉM:

  • Governo inclui tilápia em lista de espécies invasoras; setor teme impacto econômico

Uso de agrotóxicos no Brasil é cercado por mitos, aponta análise

Dados e pesquisas desmentem mitos sobre o uso de agrotóxicos no Brasil. Análises mostram que o país não é o maior consumidor mundial. O volume por hectare é menor que o de muitos países desenvolvidos. A legislação brasileira para aprovação e controle é considerada rigorosa. Os resíduos encontrados em alimentos costumam estar dentro dos limites seguros.

VEJA TAMBÉM:

  • Dez mitos sobre agrotóxicos no Brasil desmentidos por dados e pesquisas

Conteúdo gerado por inteligência artificial com base em material da Gazeta do Povo, e submetido a revisão factual. Por se tratar de uma tecnologia experimental, podem ocorrer imprecisões. Relate qualquer erro para: [lab@gazetadopovo.com.br].

Repost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *