
O curso gratuito de empreendedorismo Fábrica de Negócios está com inscrições abertas até 2 de fevereiro para a primeira edição de 2026. Ao todo, são 450 vagas distribuídas em 15 turmas presenciais em diferentes regiões da cidade de São Paulo.
As aulas começam nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro e serão realizadas nos TEIAs Butantã, Centro, Cachoeirinha, Grajaú, Heliópolis, Itaquera, Interlagos, Jaçanã, Lapa e Vergueiro, além dos CEUs Perus, São Pedro e Guarapiranga e do Hub Fiel. A inscrição e a escolha de local e horário devem ser feitas pelo site da Agência São Paulo de Desenvolvimento.
Curso gratuito de empreendedorismo com aulas presenciais
A formação é promovida pela Agência São Paulo de Desenvolvimento, vinculada à Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Ao longo de seis encontros, o curso gratuito de empreendedorismo aborda temas ligados à criação e à organização de negócios. A programação inclui oficinas de ideação, validação e modelagem, desenvolvimento de Mínimo Produto Viável (MVP), definição de preços, marketing digital, vendas e preparação de pitch.
Capacitação prática e apoio aos negócios
Além das aulas presenciais, os participantes recebem suporte para estruturar canais de vendas online, desenvolver identidade visual e montar páginas de vendas. O programa também oferece certificado de participação e kit lanche em todos os encontros.
Segundo o presidente da ADE SAMPA, Renan Vieira, a iniciativa busca ampliar o acesso à capacitação empreendedora na cidade. “Iniciamos 2026 com mais uma edição do Fábrica de Negócios, um programa que contribui para profissionalizar negócios e ampliar a geração de renda dos empreendedores paulistanos”, afirma. Nos últimos cinco anos, a iniciativa capacitou mais de 5 mil pessoas.
Empreendedorismo local em diferentes regiões
A descentralização das turmas é um dos focos do programa. Ao distribuir o curso gratuito de empreendedorismo por diferentes bairros e equipamentos públicos, a iniciativa amplia o acesso à formação para quem deseja iniciar um negócio ou reorganizar uma atividade já existente.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart, o programa integra a política de apoio ao empreendedorismo da cidade. “Ao oferecer capacitação gratuita e apoio prático, a Prefeitura amplia oportunidades de geração de renda e fortalece o desenvolvimento econômico em todas as regiões”, afirma.
As inscrições para o curso gratuito de empreendedorismo seguem abertas até 2 de fevereiro, exclusivamente pelo site da ADE SAMPA.
