
Embora a programação da COP30 preveja o início das atividades para a próxima segunda-feira 10, o evento, na prática, começa oficialmente nesta quinta-feira 6, já com um de seus pontos altos: a Cúpula de Líderes, que vai reunir os principais representantes das delegações que estarão em Belém, incluindo dezenas de chefes de Estado.
Já no início da manhã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá os líderes no Parque da Cidade, estrutura montada na capital paraense para receber a COP. A abertura da Sessão Plenária da Cúpula está prevista para 10h30 pelo horário local (o mesmo de Brasília).
Segundo o Itamaraty, mais de 140 delegações confirmaram participação no evento. Entre os nomes mais relevantes estão o do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer; o herdeiro do trono do Reino Unido, príncipe William; e o presidente da França, Emmanuel Macron. Durante o dia, Lula terá também reuniões fechadas com eles.
A Cúpula de Líderes marcará, também, o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), uma iniciativa brasileira. O governo Lula prevê o investimento de 1 bilhão de reais e convidou outros países para que também contribuam.
A primeira Sessão Temática da Cúpula de Líderes acontece ainda nesta quinta, às 16h, como tema “Clima e Natureza: Florestas e Oceanos”. Outras duas mesas estão previstas para sexta-feira 7, segundo e último dia da Cúpula de Líderes. Uma delas vai discutir a transição energética. A outra vai marcar os 10 anos do Acordo de Paris.
