Uma decisão da Justiça da Bahia determinou o cancelamento da convocação e contratação de uma candidata negra aprovada em concurso para professora substituta da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Irma Ferreira Santos foi aprovada através de cotas no certame. Ela se inscreveu como “pessoa negra” e chegou a assumir a vaga prevista para a área de “Canto Lírico”. Porém, por conta da decisão judicial, outra candidata, que se inscreveu para ampla concorrência, foi nomeada para o cargo.

Por meio de nota, a Universidade Federal da Bahia afirmou discordar veementemente da decisão do juiz da 10ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária da Bahia. A universidade considera o entendimento “equivocado”.

A instituição argumenta que a aplicação da reserva de vagas para cotistas sobre o total das vagas das áreas do processo seletivo é coerente com a finalidade da política de cotas em concursos públicos.

A Universidade informou ainda que solicitou que a Procuradoria Federal recorra da decisão.

O post COTA ANULADA: justiça cancela convocação e contratação de professora em concurso da UFBA apareceu primeiro em Alô Juca.

Fonte: AloJuca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *