Conheça o programa de microcrédito para pequenos empreendedores – Do Micro Ao Macro – CartaCapital

Você sabia que quase um terço dos microempreendedores individuais (MEIs) no Brasil encerram suas atividades em até cinco anos? De acordo com o Sebrae, a falta de crédito inicial é uma das principais causas desse alto índice de fechamento.

Para atender essa necessidade, o Banco do Povo Paulista (BPP) oferece um programa de microcrédito produtivo. Criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado de São Paulo, o BPP já distribuiu R$ 3,4 bilhões em mais de 550 mil operações desde 1998.

O objetivo do microcrédito produtivo é apoiar atividades produtivas, possibilitando a compra de mercadorias e equipamentos novos. Além disso, visa gerar empregos e renda, promover a inclusão financeira e combater a pobreza.

Os financiamentos do BPP variam de R$ 200 a R$ 21 mil, com condições facilitadas para empreendedores formais e informais. Há três linhas de crédito exclusivas: Empreenda Rápido, Empreenda Mulher e Empreenda Afro. Esses recursos podem ser usados para capital de giro, investimentos fixos ou mistos, incluindo a compra de mercadorias, matérias-primas, máquinas, ferramentas, itens de publicidade, e tecnologia.

Como acessar o microcrédito

Para solicitar o microcrédito, os interessados devem atuar em uma atividade produtiva em um dos municípios atendidos pelo BPP e não ter restrições no Serasa ou Cadin Estadual. Também é necessário participar de um curso de capacitação empreendedora, oferecido gratuitamente pelo Qualifica SP, disponível tanto presencialmente quanto online. Após concluir o curso, o empreendedor deve apresentar a documentação necessária e o certificado em uma unidade conveniada.

Bruna Gauss, cozinheira e empreendedora de 37 anos, relata como o microcrédito do Banco do Povo a ajudou: “O crédito foi crucial no início do meu negócio e novamente mais tarde. Em outubro do ano passado, usei para reforçar a compra de materiais para a produção de Natal”, conta Bruna.

A “Bruna Gauss – Confeitaria” começou como uma cozinha domiciliar em Avaré em 2004. Hoje, a confeitaria tem quase 100 mil seguidores nas redes sociais e é reconhecida por suas experiências gastronômicas internacionais, inspiradas nas confeitarias de Paris.

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