Conheça 4 soluções para empresas que desejam evitar fraudes no e-commerce – Do Micro Ao Macro – CartaCapital

O aumento das vendas no varejo impulsionado pelas datas comemorativas do segundo semestre também eleva os riscos de fraudes. Segundo o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), as vendas entre outubro e dezembro devem crescer até 8%. No entanto, durante datas como Black Friday e Cyber Monday, o número de fraudes digitais subiu 109%, conforme a TransUnion.

Nesse cenário, empresas têm buscado soluções para mitigar perdas e proteger consumidores. A seguir, conheça quatro tecnologias que ajudam a evitar fraudes em ambientes digitais.

Inteligência de dados amplia rastreamento de fraudes

O compartilhamento de dados financeiros entre instituições fortalece a capacidade de detectar irregularidades.

Desde a criação da Rufra, base de dados antifraude da Quod, houve aumento de 1129% no número de vítimas reportadas e de 174% na identificação de fraudadores entre 2023 e 2024.

A Quod utiliza esse conjunto de informações para oferecer ferramentas como o Score Rufra. A solução permite a classificação do risco de fraude com base no comportamento do documento consultado, apoiando instituições financeiras na tomada de decisão.

Biometria de voz e IA enfrentam novas tentativas de golpe

Com apenas três segundos de áudio retirado de redes sociais, criminosos podem replicar vozes reais, segundo o banco britânico Sterling Bank.

Para enfrentar esse tipo de ameaça, a startup brasileira Minds Digital desenvolveu o FraudShield, uma tecnologia de autenticação biométrica por voz baseada em inteligência artificial e aprendizado de máquina.

A solução analisa características vocais, físicas e comportamentais dos usuários para identificar tentativas de fraude. Ela consegue bloquear vozes sintéticas, gravações ou deep fakes.

A empresa já evitou perdas superiores a R$ 80 milhões e pretende prevenir R$ 1,5 bilhão em fraudes nos próximos três anos.

Análise de comportamento detecta ações suspeitas

Segundo o estudo E-Commerce Trends 2024, 92% dos consumidores já desistiram de compras online por medo de fraude.

Esse dado reforça a importância de soluções que acompanham o comportamento dos usuários em tempo real.

A Mangopay, por exemplo, desenvolveu uma plataforma que monitora o perfil dos consumidores e envia alertas automáticos quando há indícios de atividade suspeita.

Com o uso de inteligência artificial, a ferramenta identifica padrões e sinais de risco para proteger e-commerces e lojas virtuais.

APIs de pagamento aumentam segurança nas transações

As perdas globais com fraudes no e-commerce ultrapassaram US$ 48 bilhões, segundo o relatório The State of Fraud and Abuse 2024. A previsão é que esse número chegue a US$ 343 bilhões até 2027.

Nesse contexto, a Cielo desenvolveu uma API de e-commerce com foco em segurança. A ferramenta permite integrar sistemas de autenticação 3DS e recursos antifraude que validam os dados antes da aprovação da compra.

Outros recursos incluem tokenização para compras com um clique, validação de BINs em tempo real e o Zero Auth, que verifica a validade de um cartão antes da finalização da transação.

Essas funcionalidades contribuem para aumentar a confiabilidade das operações e proteger lojistas e consumidores.

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