Pesquisa aponta que 56% das empresas investem até 5% do faturamento em marketing digital – Do Micro Ao Macro – CartaCapital

A plataforma global de engajamento Braze realizou, pela primeira vez no Brasil, o evento “Grow With Braze”. O encontro reuniu executivos de empresas como Meta, iFood, Zé Delivery, Petlove e DM para debater o uso de tecnologia no marketing de relacionamento.

Durante o evento, foi apresentada a nova edição do Relatório Global de Engajamento do Cliente. A pesquisa foi conduzida em parceria com a Wakefield Research e ouviu 2.300 líderes de marketing em 18 países.

O levantamento destacou três prioridades para aprofundar a relação com o consumidor: personalização da mensagem, comunicação transparente e uso estratégico de inteligência artificial.

Cenário latino-americano

Na América Latina, 69% dos profissionais de marketing superaram metas de receita nos últimos 12 meses. O desempenho acompanha o de mercados como Estados Unidos e Europa.

Além disso, os canais utilizados nas estratégias de comunicação estão mudando. Para 2025, 43% dos entrevistados pretendem investir mais em aplicativos de mensagens. Esses canais superaram o e-mail e o SMS como principais meios de contato direto com o consumidor.

Conexão emocional

O relatório mostra que 60% das marcas que superaram metas em 2024 investiram na criação de vínculos emocionais com seus clientes.

A personalização deixou de ser apenas uma tendência e passou a ser um fator estratégico. O uso de dados para entender o comportamento do consumidor permite construir interações mais relevantes, com mais proximidade e confiança.

Para os profissionais de marketing, oferecer experiências personalizadas com transparência e coerência se tornou uma exigência de mercado.

Casos práticos

Durante o evento, foram apresentados exemplos de como marcas brasileiras estão utilizando dados e automação para personalizar a comunicação em escala.

Casos de iFood, Zé Delivery, Petlove, Conta Azul e DM mostraram como a tecnologia tem ampliado o engajamento e acelerado resultados.

Especialistas da PMWeb e da Dynamic Yield by Mastercard também participaram das discussões e reforçaram a importância de alinhar tecnologia, conteúdo e estratégia com foco no consumidor.

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