As companhias aéreas Gol e Latam se pronunciaram sobre a colisão de duas aeronaves, no final da tarde da última segunda-feira 29, no aeroporto de Congonhas, e minimizaram o episódio.
O caso, que não deixou feridos, aconteceu depois de falhas em um procedimento usado para rebocar as aeronaves da área de embarque à pista de táxi.
Segundo a Gol, o caso aconteceu “durante o procedimento de push back da aeronave que faria o voo G3 1238, de Congonhas (CGH) para Florianópolis (FLN)”, e que se tratou de um “contato entre a ponta da asa de um avião de companhia congênere e a cauda da aeronave da GOL, que seguiu para manutenção”.
O avião da Gol, que se preparava para decolar, estava com todos os passageiros. A companhia informou que eles “foram reacomodados em outra aeronave para seguirem viagem”.
O caso forçou o cancelamento de dois voos, ambos da Latam. O primeiro sairia de São Paulo para Curitiba. O segundo faria o caminho inverso, saindo da capital paranaense para São Paulo.
A empresa disse que lamenta os transtorno e “ofereceu a assistência necessária aos passageiros dos voos cancelados, que serão acomodados em outros voos da companhia, conforme disponibilidade”.
A companhia tratou de afirmar que “adota todas as medidas técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos”. A aeronave da Latam chegava do Rio de Janeiro à capital paulista.
“Todos os passageiros e a tripulação foram desembarcados normalmente e em total segurança. A companhia esclarece que a aeronave foi recolhida para manutenção e que está apurando a ocorrência”, afirmou.