
Um levantamento Datafolha divulgado nesta quarta-feira 24 aponta que 40% da população se identifica como petista, ante 34% de brasileiros que se consideram bolsonaristas.
O instituto realizou 2.002 entrevistas em 113 municípios entre 2 e 4 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
A metodologia da pesquisa considera uma escala de um a cinco: quem respondeu um ou dois foi classificado como bolsonarista, enquanto os que mencionaram quatro ou cinco entraram na categoria de petistas. Os “neutros” são os que citaram a opção três.
Assim, petistas são 40% do eleitorado (quatro e cinco), enquanto bolsonaristas são 34% (um e dois). “Neutros” representam 18%, 6% mencionaram “nenhum” e 1% não soube ou não respondeu.
Na rodada anterior, de julho, havia 39% de petistas, 37% de bolsonaristas e os mesmos 18% de “neutros”.
O Datafolha sustenta que o petismo se concentra de modo mais expressivo nas mulheres (42%), nos aposentados (45%) e entre quem tem escolaridade até o ensino fundamental (52%). Também predomina no Nordeste (49%) e no eleitorado católico (48%).
Já o bolsonarismo prevalece numericamente entre homens (37%), empresários (41%) e os que recebem de cinco a dez salários mínimos (42%). É mais significativo no Sul (41%) e entre os que se declararam evangélicos (47%).
