China reage a Trump e anuncia tarifas adicionais de 34% a produtos dos EUA a partir de 10 de abril – Mundo – CartaCapital

A China anunciou nesta sexta-feira 4 que aplicará tarifas de 34% sobre todas as importações de produtos dos Estados Unidos a partir de 10 de abril, como resposta às tarifas de Washington sobre produtos chineses.

“Para todos os produtos importados dos Estados Unidos será aplicada uma tarifa adicional de 34%, além da tarifa alfandegária aplicada atualmente”, afirmou o Ministério das Finanças.

A pasta anunciou ainda que aplicará controles de exportação sobre sete elementos das terras raras, entre eles o gadolínio, utilizado em ressonâncias magnéticas, e o ítrio, utilizado em produtos eletrônicos.

Além disso, o ministério anunciou que levará o caso à Organização Mundial do Comércio (OMC).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desencadeou nesta semana uma guerra comercial global com o anúncio de tarifas mínimas de 10% sobre as importações de todos os países do mundo e impostos adicionais aos principais parceiros comerciais de Washington.

‘Escalada na guerra tarifária’

A reação da China, segundo autoridades dos EUA, pode gerar uma nova escalada na guerra tarifária. O porta-voz da ameaça foi o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, que advertiu a países alvos do tarifaço que não tentassem retaliar Trump.

“Meu conselho a todos os países agora é que não retaliem”, disse Bessent à Fox News. “Sentem-se, absorvam isso, vamos ver como será. Porque se houver retaliação, haverá uma escalada. Se não houver, este é o nível máximo.”

A indicação, portanto, é de que diante da reação chinesa os EUA promovam uma nova rodada de alta nas tarifas. Oficialmente, porém, o país ainda não respondeu ao gigante asiático.

(Com informações de AFP)

Repost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *