A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), classificou como chantagem a nova carta enviada pelo presidente estadounidense Donald Trump ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na noite desta quinta-feira 17.
Gleisi afirmou ainda que a proximidade do julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal, por tentativa de golpe de Estado em 2022, expõe que o ex-presidente coloca “seus interesses acima de tudo, inclusive do Brasil e do povo brasileiro” ao condicionar o fim das taxações impostas por Trump em troca de sua anistia.
Na carta publicada na rede Truth Social, criada por Trump, o presidente americano afirma que as tarifas sobre os produtos brasileiros são a “manifestação de desaprovação ao tratamento terrível” sofrido por Bolsonaro e exige que o julgamento no STF termine imediatamente.
A resposta de Gleisi ocorre na mesma noite em que o presidente Lula (PT) criticou, em pronunciamento em rede nacional de televisão e rádio, a “chantagem inaceitável” de Trump com as tarifas.
“Minha indignação é ainda maior por saber que esse ataque ao Brasil tem o apoio de alguns políticos brasileiros. São verdadeiros traidores da pátria. Apostam no quanto pior, melhor. Não se importam com a economia do país e os danos causados ao nosso povo”, destacou.