Carro atropela multidão em Mannheim, na Alemanha – Mundo – CartaCapital

Um motorista avançou contra uma multidão numa zona de pedestres nesta segunda-feira 3 de Carnaval na cidade de Mannheim, no sudoeste da Alemanha. O motorista do veículo foi identificado e preso.

O secretário do Interior do estado de Baden-Württemberg – onde Mannheim está situada –, Thomas Strobl, informou que o suspeito é um alemão de 40 anos, residente no estado de Renânia-Palatinado, no Oeste do país. Relatos na imprensa alemã afirmam que o suspeito teria histórico de distúrbios mentais.

Strobl confirmou que duas pessoas morreram e outras dez ficaram feridas, cinco delas em estado grave.

Imagens registradas no local mostram policiais inspecionando um veículo Ford preto com os vidros e o para-choque danificados.

O atropelamento em massa ocorreu por volta de 12h15 (hora local, 8h15 em Brasília), provocando pânico na região, segundo testemunhas ouvidas pela imprensa alemã.

De acordo com o jornal Die Rheinpfalz, após a detenção, o motorista do veículo foi levado para um hospital.

Há forte presença de serviços de emergência no centro de Mannheim.

A polícia apontou ainda que há uma mobilização de forças de segurança no local e pediu para que os 320 mil habitantes de Mannheim evitem o centro da cidade. “Devido à mobilização da polícia, os cidadãos são solicitados a evitar o centro da cidade de Mannheim”, diz um comunicado. As forças de segurança também pediram para que a população evite compartilhar imagens e vídeos da operação em andamento e também alertaram contra a propagação de fake news na sequência do incidente.

Policiais atuam em um atropelamento em Mannheim, na Alemanha.
Foto: Thomas LOHNES / AFP

As autoridades do estado de Baden-Württemberg, onde fica Mannheim, também alertaram a população sobre uma “situação de risco de vida” por meio de um aplicativo de alerta.

A ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, cancelou sua participação em um desfile de Carnaval em Colônia e está a caminho de Mannheim, disse um porta-voz da pasta.

“O resgate de vidas humanas, os cuidados com os feridos e as investigações iniciais das autoridades em Mannheim são agora a prioridade”, disse o porta-voz.

Ataques em série

O episódio em Mannheim ocorre pouco mais de dois meses depois de um atropelamento em massa num mercado de Natal em Magdeburg. Na ocasião, um homem dirigindo um veículo SUV avançou propositalmente sobre uma multidão, ferindo mais de 200 e matando seis pessoas. Posteriormente, o agressor foi identificado como psiquiatra de origem saudita, que vinha expressando comportamento errático e ideologia anti-islã nas redes sociais.

Em janeiro, um ataque a faca na cidade de Aschaffenburg, no sul da Alemanha, resultou em duas mortes, de um homem de 41 anos e de um menino de dois anos. O suspeito de 28 anos, é um solicitante de refúgio de cidadania afegã.

Em fevereiro, a cidade de Munique também foi palco de um ataque semelhante, quando um motorista avançou sobre uma manifestação, deixando dois mortos e 37 feridos. O suspeito, um afegão, foi preso. A série de ataques envolvendo imigrantes foram amplamente debatidos durante a campanha que precedeu as eleições parlamentares de fevereiro.

Em maio de 2024, um policial alemão morreu em Mannheim em decorrência de ferimentos sofridos durante um ataque contra membros de um grupo ultradireitista e anti-Islã. Na ocasião, um policial de 29 anos morreu após ser esfaqueado diversas vezes enquanto tentava acudir outra vítima do ataque, em uma praça central da cidade. O suspeito pelo crime foi preso e foi posteriormente identificado como um cidadão afegão de 25 anos.

Repost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *