Capacitação amplia renda de artesãos indígenas no Alto Rio Negro

Artesãos indígenas da região do Alto Rio Negro, no Amazonas, vão receber capacitação para terem mais opções de fonte de renda a partir da própria produção.

Uma parceria da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social vai oferecer oficinas e apoio à comercialização do artesanato.

O território Alto Rio Negro abriga mais de 23 povos. A iniciativa deve capacitar pelo menos 190 indígenas inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) dos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos.

A primeira oficina de biojoias começa em fevereiro e será voltada para 40 mulheres indígenas de diferentes etnias.

Outros cursos estão previstos ao longo de 2026, como comercialização, fabricação de cestas e cerâmica, além da entrega de kits produtivos.

As atividades contarão com apoio de deslocamento, alimentação e, quando necessário, hospedagem, possibilitando a participação de artesãos de comunidades indígenas mais afastadas.

O projeto é uma resposta às demandas apresentadas pelas próprias comunidades, em assembleia realizada na região pela equipe do Ministério no ano passado


SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *