A Câmara Brasileira do Livro anuncia os nomes dos finalistas da edição 2025 do Prêmio Jabuti Acadêmico. Essa premiação foi criada no ano passado e celebra a produção acadêmica nacional de publicações nas áreas científicas, técnicas e profissionais.
As categorias estão organizadas em dois grandes eixos: Ciência e Cultura, que contempla 23 áreas, como: Artes, Direito, Economia e Geografia; e o eixo Prêmios Especiais, com três áreas: divulgação científica, ilustração e tradução.
Cinco finalistas disputam cada uma das categorias. No total, mais de 250 obras concorrem ao prêmio.
Além das produções recentes, o Jabuti Acadêmico também celebra – como Livro Acadêmico Clássico – obras consideradas referências. Na edição 2025, o livro “Metodologia do Trabalho Científico”, de Antônio Joaquim Severino, é lembrado como o título literário que permanece relevante após 50 anos de sua publicação.
Já a Personalidade Acadêmica do ano que recebe o prêmio pelo conjunto da obra será o sociólogo paulista e professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, José de Souza Martins.
A entrega dos prêmios está marcada para o dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, na capital paulista. Os autores premiados vão receber a estatueta, além de um prêmio de R$ 5 mil. As editoras das obras premiadas também recebem uma estatueta do Jabuti Acadêmico.