A ordem foi dada: o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou a suspensão do X (antigo Twitter) em todo o Brasil. Nesta sexta-feira (30), Moraes determinou que a rede social seja bloqueada por meio de uma ordem repassada à Anatel, que comunicará as principais empresas de telecomunicação para implementar a suspensão.
A decisão segue após Elon Musk, proprietário do X, não cumprir uma ordem para indicar um representante legal no Brasil dentro do prazo de 24 horas. Moraes também estabeleceu multas de até R$ 18 milhões por descumprimento de ordens judiciais anteriores.
O bloqueio será realizado pelas operadoras de telefonia, que terão 24 horas para restringir o acesso ao X via internet. No entanto, o uso de VPN pode permitir que alguns usuários contornem a proibição, levando o ministro a impor uma multa de R$ 50 mil para quem tentar acessar a plataforma durante a suspensão.
Desde que o X encerrou suas atividades no Brasil em 17 de agosto, alegando ameaças contra sua representante legal, a empresa tem ignorado ordens judiciais para remover conteúdos críticos, e o confronto entre Moraes e Musk continua a se intensificar.