O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) votou nesta quarta-feira 15 pelo arquivamento de um processo no Conselho de Ética da Câmara contra o deputado André Janones (Avante-MG). A representação partiu do PL e mira uma suposta quebra de decoro parlamentar.
A acusação parte de uma investigação contra Janones por suposta prática de “rachadinha” em seu gabinete. O Supremo Tribunal Federal abriu a apuração no fim de 2023.
Segundo Boulos, relator da representação, as suspeitas são anteriores ao início do atual mandato de Janones, em janeiro do ano passado. Os fatos estão na mira da Polícia Federal desde 2021.
“Voto pela ausência de justa causa para acolhimento da representação proposta pelo PL em face do deputado André Janones, arquivando-se, por conseguinte, o presente feito”, concluiu o parlamentar do PSOL.
O relator ainda declarou que outros casos recentes sequer chegaram ao Conselho de Ética, a exemplo de uma acusação do PSOL contra deputados que teriam estimulado ou participado indiretamente dos atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023, sob a avaliação de que teriam ocorrido antes da atual legislatura.
Na sessão desta quarta, houve um pedido de vista, o que interrompeu a votação do relatório de Boulos. Ainda não há uma data definida para a análise do caso pelos demais integrantes do colegiado.