A bioeconomia será um dos temas em destaque da 60ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), que acontece entre 13 e 20 de outubro, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O Sebrae marcará presença com um estande institucional voltado a mostrar como recursos naturais da Amazônia podem impulsionar a moda brasileira e gerar novas oportunidades para pequenos negócios.
Os empreendedores desse porte representam 97% das empresas do setor de moda no país, o que reforça sua relevância para o desenvolvimento da economia criativa e sustentável.
Bioma como fonte de inovação
A proposta do Sebrae é apresentar o resultado de suas ações na área de bioeconomia, mostrando o potencial competitivo de produtos e processos que utilizam recursos biológicos renováveis. Segundo Kamila Merle, gestora nacional de moda do Sebrae, a iniciativa busca associar a biodiversidade brasileira à inovação e ao design.
“A região amazônica está profundamente ligada à pauta ambiental, mas o que muita gente não imagina é que ela também é um polo de inovação, cultura e moda, com produtos atrativos para o design e o mercado de luxo”, afirma Kamila.
Espaço dedicado à Amazônia
O estande do Sebrae no SPFW contará com produtos de moda, biojoias e decoração, além de uma pesquisa de percepção pública realizada em parceria com o Instituto Focus Têxtil. O objetivo é aproximar o público e os empresários da moda autoral e do varejo das novas tendências em sustentabilidade e materiais de origem natural.
No dia 16 de outubro, o estilista Leandro Castro apresentará uma coleção inspirada no bioma amazônico, com cores, texturas e elementos culturais da região. As peças foram desenvolvidas a partir de um projeto criado em Santarém (PA), dentro do programa Sebrae no Território.
Produção local e identidade
Cinco empreendedores da região de Santarém integram o projeto Iconografia Local Bioma Amazônico e contribuíram com itens para a coleção de Leandro Castro: Biojoias Natureza Viva, Coomflona – Cooperativa Mista da Flona Tapajós, Cuias Aíra, Nunghara Biojoias e Trançados Biojoias.
O trabalho reflete o conceito da bioeconomia ao unir saberes locais, sustentabilidade e design contemporâneo.
Projeto Iconografia Local
Iniciado em outubro de 2024, o projeto Iconografia Local Bioma Amazônico é realizado pelo Sebrae Nacional e já promoveu oito oficinas criativas, sete palestras, coletivas de imprensa e dezenas de consultorias presenciais e online com 20 empreendimentos do Pará.
A pesquisa do projeto reúne referências do bioma, história, arquitetura, culinária, crenças e festas populares, criando uma cartela de cores representativa da Amazônia. No estande do Sebrae na SPFW, produtos desenvolvidos a partir dessas referências estarão expostos ao público, mostrando como a moda pode gerar valor econômico e cultural a partir da biodiversidade brasileira.