Bianca Borges é eleita presidenta da União Nacional dos Estudantes

A estudante de letras Bianca Borges foi eleita presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE) neste domingo (20), durante o 60° Conune, o Congresso da UNE, em Goiânia (GO). Em votação no maior congresso estudantil da América Latina, a juventude brasileira elege a diretoria que vai liderar a entidade pelos próximos dois anos, até o evento seguinte.

A chapa de Bianca teve 82,62% dos votos contra 17,23% da chapa opositora.

Estudante no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Bianca Borges é presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) e já foi diretora de Relações Internacionais da UNE. Borges sucede a estudante de engenharia ambiental Manuella Mirella, que estava na presidência da entidade desde 2023, quando exercia o cargo de diretora de Comunicação da organização.

“No próximo período, a UNE tem como agenda fortalecer as mobilizações pelo fim da escala 6×1, pela retirada da educação do arcabouço fiscal, pela soberania brasileira, diante dos ataques e chantagem de Trump, além da taxação das grandes fortunas”, avalia Bianca Borges, a nova presidente da entidade.

A diretoria é composta proporcionalmente aos votos que cada chapa obteve. Ao total, 81 pessoas assumem cargos na entidade, sendo 17 delas exclusivamente da diretoria executiva, ocupando posições como a presidência, a vice-presidência, a secretaria geral, a diretoria de comunicação e a diretoria jurídica.

O processo eleitoral é coordenado pela Comissão Nacional de Sistematização e Votação (CNSV), indicada pela Comissão Nacional de Eleição, Credenciamento e Organização (CNECO).

Além da eleição, os participantes votam em várias propostas relativas à educação e ao movimento estudantil. Os estudantes se organizam em movimentos para a elaboração de teses que são apresentadas para posterior votação durante o congresso.

Participação de Lula

O Conune, que começou na última quarta-feira (16), contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de ministros do governo. O mandatário aproveitou o espaço para reforçar a defesa da soberania nacional e criticar a postura dos Estados Unidos em relação ao Brasil.

“Não é um gringo que vai dar ordem a este presidente da República. Eu sei a quem eu devo respeitar neste país. O nome dessa pessoa só tem quatro letras: chama-se povo brasileiro”, declarou Lula na ocasião.

Durante a plenária, o presidente sancionou o Projeto de Lei (PL) 3.118, de 2024, que amplia o uso dos recursos do Fundo Social – provenientes da exploração de petróleo e gás natural – para financiar políticas de assistência estudantil em instituições públicas.

Acidente fatal

O evento também foi marcado por um trágico acidente, que ocorreu na divisa entre Tocantins e Goiás, deixando mortos três estudantes e outros feridos entre os cerca de 70 integrantes da delegação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ana Letícia Araújo Cordeiro, Welfeson Campos Alves e Leandro Souza Dias estavam em um ônibus atingido por um caminhão que trafegava na contramão. Ademilson Militão de Oliveira, motorista do ônibus e funcionário da UPFA, também morreu no acidente.

“A UNE é uma organização que reúne os sonhos dos estudantes. Ana, Welfeson e Leandro permanecerão vivos em cada vez que um estudante ousar sonhar e lutar. Eles estarão em cada canto desse congresso, em cada fala, em cada grito, em cada expressão de luta e no amor que nós, estudantes, temos pelo Brasil”, disse a então presidente da organização, Manuela Mirella na abertura do Congresso. Em coro com o público presente, os nomes das vítimas foram repetidos.

Repost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *