Veja as oportunidades para o e-commerce suas aumentar vendas no verão – Do Micro Ao Macro – CartaCapital

O número de reclamações registradas no Cadastro Estadual da Fundação Procon-SP cresceu 16% em 2024, atingindo 255.536 registros. Em 2023, esse número foi de 220.167.

Diante desse cenário, empresas precisam fortalecer a relação com os consumidores para evitar problemas e manter uma imagem positiva no mercado.

Segundo a especialista em marketing Fátima Bana, fundadora da Rent a CMO, a construção de uma marca forte depende de identidade, conexão emocional e consistência.

Construção de uma identidade forte

Manter uma identidade de marca clara e única é essencial para qualquer negócio.

A escolha de cores, logotipos e tom de comunicação deve ser bem definida e aplicada em todas as interações da empresa. Além disso, garantir consistência na comunicação, seja no site, redes sociais ou materiais promocionais, reforça o reconhecimento da marca.

Conexão emocional com o público

Criar um vínculo emocional com os clientes pode aumentar a fidelização.

Histórias de sucesso de consumidores, campanhas que despertam emoções e conteúdos que agregam valor são estratégias eficazes. Pequenos negócios podem alcançar esse objetivo por meio de interações autênticas e personalizadas.

Consistência na comunicação

A coerência na comunicação fortalece a identidade da marca.

Mesmo que a empresa não tenha a visibilidade de grandes corporações, manter mensagens alinhadas em todas as plataformas aumenta a credibilidade e facilita a lembrança da marca pelo público.

Presença local e posicionamento de nicho

Pequenos negócios podem se destacar investindo em uma presença regional ou atendendo a um nicho específico.

Participar de eventos locais, patrocinar iniciativas da comunidade e oferecer produtos ou serviços personalizados para um público-alvo bem definido são estratégias que ajudam a fortalecer a marca.

Aposte em inovação

Empresas menores possuem mais flexibilidade para inovar rapidamente.

Criar novos produtos, serviços e campanhas de marketing diferenciadas pode aumentar o engajamento dos clientes e destacar o negócio no mercado.

Associação da marca a momentos significativos

Parcerias e patrocínios podem fortalecer a imagem da empresa.

Ainda que patrocínios de grande porte estejam fora do orçamento, associar a marca a eventos locais, workshops ou webinars pode ser uma forma eficiente de criar uma conexão positiva com o público.

A construção de uma marca forte exige tempo e consistência, mas traz benefícios duradouros. Empresas que investem em identidade, conexão emocional e inovação têm mais chances de conquistar e fidelizar clientes.

Repost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *