Depois do surpreendente anúncio do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, da desistência da corrida eleitoral do país neste domingo (21/07), começam as especulações sobre os nomes que podem substituir a candidatura pelo partido dos Democratas.
Entre os nomes ventilados para substituí-lo, destaca-se Kamala Harris, a atual vice-presidente, cuja continuidade na chapa democrata poderia ser vista como uma transição natural do mandato de Biden. No entanto, sua popularidade e atuação durante o governo são temas de debate.
Outro nome cogitado é o governador da Califórnia, Gavin Newsom, conhecido por suas políticas progressistas e habilidades de comunicação. Gretchen Whitmer, governadora de Michigan, e J.B. Pritzker, governador de Illinois, também figuram como opções viáveis devido às suas trajetórias políticas e realizações significativas em seus estados.
Até a ex-primeira-dama Michelle Obama figura entre os nomes de possíveis. Uma pesquisa do instituto Ipsos comparou diversos cenários para a substituição de Biden e mostrou que somente Michelle Obama seria capaz de vencer Donald Trump.
A decisão sobre o novo candidato democrata será tomada durante a Convenção Nacional Democrata em Chicago, de 19 a 22 de agosto.
A decisão de Biden foi motivada pelas críticas após um debate desastroso com Donald Trump em junho, onde sua hesitação e confusão foram amplamente criticadas.
O post APÓS DESISTÊNCIA DE BIDEN: substitutos emergem na eleição presidencial dos EUA apareceu primeiro em Alô Juca.