Apenas 22% das empresas brasileiras usam dados de forma estratégica, aponta estudo – CartaCapital

78% das companhias brasileiras ainda não conseguem transformar dados em decisões estratégicas e apenas 22% atingem níveis considerados “Competitivo” ou “Maduro” em maturidade analítica, segundo um estudo da Beanalytic.

A pesquisa avaliou mais de 130 líderes de tecnologia de setores diversos. Foram analisados seis pilares: infraestrutura, qualidade da informação, ferramentas de análise, governança, cultura organizacional e estratégia.

Segundo Daniel Luz, CEO da Beanalytic, o problema vai além da tecnologia. “Estamos falando de governança, estratégia e cultura organizacional. Empresas que não conseguem conectar dados à tomada de decisão estão condenadas a perder produtividade, capacidade de inovação e competitividade global”, afirmou.

De acordo com a FGV, a baixa maturidade em dados pode custar até 8% do PIB brasileiro nos próximos dez anos, afetando produtividade e investimentos estratégicos.

Vantagem das organizações mais maduras

Empresas em estágios avançados conseguem até 40% mais eficiência operacional, respondem mais rápido a mudanças de mercado e apresentam maior resiliência em crises. Já aquelas em níveis “Tradicional” ou “Emergente” tendem a reagir tarde às demandas, comprometendo sustentabilidade e competitividade.

O estudo também entregou relatórios personalizados às empresas participantes, com orientações para acelerar a jornada de dados. O objetivo é apoiar líderes a transformar informações em valor estratégico.

“Estamos diante de um momento crítico: quem não avançar na maturidade de dados hoje corre o risco de ficar para trás amanhã”, concluiu Luz.

Repost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *