Já às antevésperas de completar 30, o 29 parece ser algo menos importante do que realmente é, assim como o 28 que nos trouxe até aqui, mas muito pelo contrário, tudo é fruto, essencialmente, do que lhe trouxe até aqui e desse novo ciclo que começa hoje.
Muitas vezes condicionamos a vida ao futuro do presente, e deixamos de compreender a beleza, do aqui e agora, como diria Gilberto Gil, nesta canção. E certamente posso dizer, que hoje, é sem dúvidas muito melhor do que ontem, sob vários aspectos, da vida da nossa família, da sua vida, da minha própria e isso é um motivo de alegria perene! E essa não é uma retórica sobre não fazer planos, mas é uma ode ao agora.
Essa é a parábola contida neste editorial de aniversário que lhe escrevo, pensando exatamente que todo caminho se faz caminhando, ou seja, é construído e valorizando principalmente o pedaço de terra que estava debaixo do pé, do passo que estava atrás.
E o gracejo dessa mensagem, está nas limalhas que as grosas desses 29 anos, nos permite hoje. Uma grande jóia, uma bonita aliança. Fruto da maturidade, e das idiossincrasias da vida adulta, mas principalmente, da sabedoria das águas doces, que harmonizam tudo que pode ser umedecido.
Gonzaguinha nos indagaria, sobre o que é a vida… E a vida o que é, diga lá meu irmão…
Então, me atrevo a rascunhar que a vida é acumular experiências, coletar as lições vivemos, sem muitas vezes uma matrícula prévia, é verdade, pois quando menos esperamos, lá estamos nós, cursando uma disciplina nova, nem entendo às vezes o que se aprende, nem em que se aplica esse aprendizado novo, mas sobretudo a vida também é sobre aprender. E novas experiências e aprendizados, se avizinham. E por isso, reafirmo, sobre a dádiva de viver o agora.
Eu fico com a pureza da resposta das crianças…
É a vida, é bonita E é bonita…
Eu lhe Saúdo e parabenizo você, por ser o meu irmão, e por natural, o descendente mais bem-acabado, dessas muitas gerações de trabalhadores honestos, que puderam se apegar a força transformadora que a educação proporciona, e condicionaram sua trajetória à forja dos melhores princípios que puderam ser legados a um descendente, e que por sua sabedoria e compreensão, lhe fez chegar até aqui.
Obrigado por seguir sendo um orgulho para todos nós, e sendo generoso para compartilhar conosco suas alegrias e conquistas, pois isso também alegra nossos ancestrais!
Desejo-lhe bênçãos de vida longa, boa saúde, equilíbrio e tranquilidade, bem-aventurança, caminhos abertos e que sua caminhada seja sempre suave. Que os Minkisi lhe apoiem em todos os momentos da sua vida, lhe proporcionando o que você precisa para estar sempre pleno. E de mim, para tudo o que precisar, estarei aqui.
Do seu irmão, Nilo (Aquele que é a cara de Victor)
Feliz aniversário!
Te amo.
17/05/2024
*Nilo Cerqueira é articulista do Portal SSA e escreve semanalmente aos domingo, mas excepcionalmente hoje publicou um artigo especial em homenagem ao seu irmão Victor Cerqueira.