Alunos do Colégio Estadual da Bahia, mais conhecido como Colégio Central, passaram mal após uma gincana realizada na manhã desta sexta-feira (16). De acordo com informações enviadas ao site Alô Juca, pelo menos 20 estudantes precisaram de atendimento médico devido à ingestão de alimentos fornecidos durante o evento. As equipes do SAMU foram acionadas e quatro viaturas se dirigiram ao local para prestar socorro aos estudantes, que começaram a desmaiar e apresentar convulsões após o almoço.
Ainda segundo denúncias que chegaram à nossa equipe, o problema começou quando, sob um sol intenso e sem intervalos adequados para refeições, os alunos participaram de atividades da competição. O almoço foi servido somente ao meio-dia, e a combinação de calor, desidratação e a falta de pausa teria resultado em um grande número de atendimentos de emergência. Além disso, um tumulto durante a saída dos estudantes agravou a situação.
Uma aluna da escola confirmou que, devido ao tempo para a conclusão das tarefas, não houve intervalo. “Falaram assim, não vai ter intervalo pra comer, só vai comer no final de tudo, no final do resultado, sendo que era meio-dia”, disse.
Segundo a jovem, após o almoço, que era comida baiana, os estudantes começaram a desmaiar. “A gente foi comer, foi um tanto de ambulância que teve, foi mais de 30 pessoas. Eram três estudantes em cada ambulância”, completou.
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação negou a informação de que houve intoxicação alimentar. “A direção da unidade escolar esclarece que nesta sexta-feira (16), último dia da Gincana Multicultural Central 2024, alguns alunos apresentaram crises de ansiedade e foi necessário solicitar apoio ao Serviço Móvel de Urgência. Os estudantes foram atendidos e a situação está normalizada.”
Veja vídeo: