História Hoje: dicionário adota o nome "Pelé" como adjetivo

Vinte estudantes de escolas públicas estão empenhados em desenvolver uma importante tarefa: produzir um curta-metragem de animação que será lançado na noite de abertura do 35º Cine Ceará, Festival Ibero-Americano de Cinema, no dia 20 de setembro. O tema do curta é segurança da população, comportamento e uso da energia elétrica.

Os 20 estudantes e, quem sabe, futuros cineastas, foram selecionados dentre 100 participantes da primeira fase do projeto Compartilhe Animação, realizado este mês em Fortaleza, em cinco escolas públicas municipais e estaduais. O cineasta Telmo Carvalho fala sobre como ocorreu o processo de criação dos estudantes.

“Os alunos começam com aulas teóricas, onde aprendem sobre roteiro, criação de personagem, cenário, animação, arte final. Depois, colocam tudo isso em prática. Eles criam os desenhos que são animados. Por fim, o curta é finalizado com a edição e a trilha sonora”.

Tratar o tema energia de forma divertida. Esse é um dos objetivos do projeto, que também visa estimular a criatividade dos estudantes, como destaca o cineasta Telmo Carvalho:

“A animação busca estimular a criatividade e o interesse pela arte. Além disso, promove o acesso à linguagem da animação para estudantes da rede pública de ensino. O tema é o uso consciente da energia elétrica. A proposta é tratar esse assunto de forma leve e divertida”.

Na abertura do Cine Ceará, os produtores do curta estarão na plateia do Cine Teatro São Luís para receber seu certificado.

Esta é a quarta edição do projeto Compartilhe Animação, que já contemplou mais de 360 crianças desde a sua criação, em 2017.


SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *