
O vereador e presidente da Câmara Municipal de Turilândia, no Maranhão, José Luís Araújo Diniz (União), assumiu interinamente nesta sexta-feira 26 a prefeitura da cidade. Ele cumpre prisão domiciliar desde que foi alvo da Operação Tântalo II, que investiga uma possível organização criminosa que estaria instalada no Poder Legislativo.
O prefeito Paulo Curió (União) e a vice-prefeita Tânya Mendes (PRD) foram presos no âmbito da mesma operação, responsável também pela prisão domiciliar da vice-presidente da Câmara, a vereadora Inailce Nogueira Lopes (União), que passou a assumir interinamente a presidência da Casa.
De acordo com as investigações, a organização criminosa desvia recursos públicos de áreas como saúde e assistência social. Os suspeitos de participar do esquema teriam tirado ilegalmente mais de 56 milhões de reais dos cofres públicos. Entre eles estão empresários, servidores e vereadores, que cumprem prisão domiciliar.
Os parlamentares foram autorizados pela Justiça a só saírem de casa para participar de sessões na Câmara previamente marcadas.
