Eleições de 2026 podem ter dois vencedores, avalia Jorge Branco

Nos últimos tempos, o cientista político Jorge Branco se debruçou sobre um fenômeno político contemporâneo: a ascensão da ultradireita. É um evento de dimensões mundiais, sobretudo no Ocidente. Mas seu foco esteve sempre no caso brasileiro. A pesquisa resultou na tese de doutorado “A emergência da direita reacionária e a atualização da hegemonia de classe no Brasil: os longos anos de 2010 a 2022”, a ser lançada brevemente em livro.

No estudo, ele enfatiza o caráter reacionário da direita em ascensão, ou seja, sua natureza reativa ao avanço civilizatório brandindo um negacionismo que se estendeu, inclusive, à ciência. Algo que a torna diferente da direita com que o país conviveu nos últimos 50 anos. Essa direita extremada se expandiu e engolfou a direita tradicional, criando um cenário político onde a polarização não se dá mais entre esquerda versus direita, mas opondo uma ampla frente democrática ao autoritarismo.

No último programa do ano, o De Fato conversou com Jorge Branco sobre o quadro político atual e as perspectivas para o ano que vem.

No seu prognóstico, embora Jair Bolsonaro, o aglutinador dessa convergência extremista, esteja sentenciado, preso e inabilitado eleitoralmente, o bolsonarismo vai estar muito presente em 2026. Entende que Lula é o favorito para vencer mais uma eleição, porém a ultradireita fará uma grande bancada no Congresso. Quer dizer: mesmo Lula vencendo, a ultra direita não sairá derrotada. Daí sua frase citando um pleito com dois vencedores.

O podcast De Fato é uma produção do Brasil de Fato RS em parceria com o SindBancários de Porto Alegre e Região.

Todo sábado, um entrevistado ou uma entrevistada debaterá os principais fatos em destaque no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.

Ficha técnica da edição:
Apresentação: Katia Marko e Ayrton Centeno
Direção: Marcelo Ferreira
Produção: Saraí Brixner, Fabiana Reinholz e Clara Aguiar
Roteiro: Ayrton Centeno
Trilha sonora original: Zé Martins
Edição e sonorização: Alexandre Garcia
Técnica: Diego Dorneles
Arte: Clara Aguiar
Voz das vinhetas: Nara Lacerda

Repost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *