SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um monitoramento do Reclame Aqui apontou que atraso e produto não entregue são as duas principais queixas dos consumidores na prévia da Black Friday, sendo 25,29% e 12,62% do total, respectivamente.
De acordo com o site, as queixas mais frequentes envolviam falsas promessas de frete rápido, como “entrega em duas horas” ou “entrega no mesmo dia”. As situações repetem um padrão observado nos anos anteriores, segundo o Reclame Aqui.
Os dados foram obtidos da plataforma entre 12h de quarta-feira (26) e 15h desta quinta (27). São os próprios usuários que selecionam a categoria ao escrever uma reclamação.
Em terceiro lugar no ranking, propaganda enganosa levou 9,33% do total. Consumidores relatam que muitas lojas divulgam condições atrativas, como preços muito baixos, que são alteradas na hora de finalizar a compra.
Clientes ainda tiveram problemas com o estorno do valor pago (6,71%), cancelamento (4,54%) e troca ou devolução do produto (2,46%). A legislação do consumidor garante que usuários que compram produtos ou serviços pela internet têm até sete dias para devolvê-los e pedir reembolso, contados a partir da entrega.
VEJA RANKING DAS PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES DA BLACK FRIDAY
- Atraso na entrega (25,29%)
- Produto não recebido (12,62%)
- Propaganda enganosa (9,33%)
- Outro problema (6,81%)
- Estorno do valor pago (6,71%)
- Cancelamento (4,54%)
- Cobrança indevida (4,06%)
- Produto com defeito (3,77%)
- Produto errado (2,69%)
- Troca ou devolução de produto (2,46%)
Além dos citados, o Reclame Aqui aponta que uma prática que tem gerado reclamação é a dos descontos “agressivos”, com regras pouco claras, que incluem limitações de valor, validade restrita a determinadas regiões ou exigência de formas de pagamento que anulam o benefício anunciado.
“Esses problemas iniciais indicam alertas para consumidores e empresas. Para consumidores, no sentido de pesquisarem bem e lerem as promoções antes de comprar, estarem atentos às condições de compra; e, para empresas, a Black Friday começa oficialmente amanhã, sexta-feira, ainda dá tempo de corrigir problemas” afirma Edu Neves, CEO do Reclame Aqui.
