Os protótipos do Salão do Automóvel de 2025
O Salão do Automóvel reúne alguns dos principais carros-conceito que antecipam tecnologias e produtos das marcas para os próximos anos. Peugeot, Lecar, Fiat e Renault aproveitam o evento para mostrar estudos de design, e direções técnicas e estratégicas para seus portfólios.
Na mostra, a Peugeot apresentou o Inception, um sedã luxuoso e tecnológico que resume o que a marca projeta para o futuro: um carro potente, autônomo e com interior que lembra uma sala de estar.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Carros no WhatsApp
Fabricantes apresentam conceitos no Salão do Automóvel de São Paulo de 2025
g1
A Lecar apresentou o que pode ser a primeira picape de uma marca brasileira desde a falência da Gurgel. Já a Renault mostrou a Niagara, conceito que deu origem ao SUV Boreal e deve chegar ao Brasil e à América Latina em 2026.
A Fiat, por sua vez, apresentou o conceito Dolce Camper, que antecipa a nova linguagem de design da marca, com linhas retas e faróis e lanternas quadrados.
Veja cada um deles abaixo.
Peugeot Inception
Peugeot Inception tem bateria de 800V
Divulgação | Peugeot
Durante o Salão do Automóvel, a Peugeot apresentou o Inception Concept pela primeira vez no Brasil. O sedã elétrico possui dois motores que somam 680 cv, tração integral e acelera de 0 a 100 km/h em menos de três segundos, segundo a marca.
A bateria de 100 kWh garante até 800 km de autonomia, com recarga por indução — sem uso de cabos.
O interior traz o Hypersquare, sistema sem barra de direção que substitui o volante tradicional por um comando sensorizado que interpreta os movimentos e os replica nas rodas dianteiras.
O volante do Peugeot Inception não tem barra de direção que o ligue às rodas
Divulgação | Peugeot
A vice-presidente da Peugeot na América do Sul, Fabiana Figueiredo, explica que os conceitos servem para testar direções futuras. “A gente trabalha o conceito como uma forma de mostrar para o consumidor o nosso olhar para o futuro. Ele passa pelo design, mas também pela tecnologia embarcada”, afirma.
Segundo ela, o Inception reúne elementos já presentes nos modelos atuais. “Os traços diagonais e as três garras, por exemplo, estão nos veículos de linha. O novo i-Cockpit também aparece aqui em uma evolução do que já oferecemos”, diz.
“Mesmo sendo conceito, é um carro que pode ser dirigido, com tração nas quatro rodas e motor elétrico dentro da nossa estratégia de ampliar possibilidades, do combustão ao elétrico”, completa.
Lecar Campo
A brasileira Lecar apresentou, ainda como mock-up — uma maquete em tamanho real —, sua picape Campo. O modelo está em desenvolvimento, com a mesma base e o conjunto mecânico do SUV 459, também da Lecar, que conta com:
Motor: 1.0 turbo;
Potência: 122 cv a 5.000 rpm;
Torque: 22 kgfm;
Potência combinada: 163 cv;
Torque combinado: 26 kgfm;
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,9 segundos;
Rodas: 18 polegadas;
Pneu: 225/50.
Com porte entre Strada e Toro, a picape deve receber ajustes para aumentar o torque e a capacidade de carga. Segundo o conceito, a estrutura será monobloco — como a da Fiat Toro — e as caixas de roda lembram a Tesla Cybertruck.
Assis afirma que a marca buscou padronizar componentes. “A gente tentou compartilhar o maior número de itens possível — faróis, lanternas, volante, painel e banco”, disse.
Fiat Dolce Camper
A Fiat levou ao Salão de 2025 o Dolce Camper, novo carro-conceito que antecipa a próxima linguagem de design da marca. Segundo a fabricante, ele adota linhas geométricas, elementos inspirados na estética digital e cores baseadas no Cerrado brasileiro.
O conceito também explora diferentes possibilidades de construção em uma mesma plataforma, que pode receber motores elétricos, híbridos ou a combustão. O modelo lembra uma van ou um motorhome.
Renault Niagara
Renault Niagara serviu de inspiração para o SUV Boreal
Divulgação | Renault
A Renault apresentou no Salão o conceito Niagara, desenvolvido no Renault Design Center Latam em parceria com o estúdio de design de Paris — modelo que o g1 já havia adiantado em julho deste ano.
O conceito serve de base para a nova picape que será produzida na Argentina e lançada no Brasil no segundo semestre de 2026.
A Niagara tem grade tridimensional, rodas de 18 polegadas com pneus off-road e altura maior que a do Boreal — SUV inspirado na picape e já vendido no Brasil. A carroceria exibe camuflagem que remete ao logotipo da Renault.
Segundo Laurens van den Acker, chefe global de design do Grupo Renault, o projeto combina visão internacional e aplicação regional.
Repost
