Lula diz que pretende assinar acordo entre União Europeia e Mercosul em 20 de dezembro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (23) em Joanesburgo, na África do Sul, que pretende assinar o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia no próximo dia 20 de dezembro.
“[…] Pretendo não viajar mais esse ano, a não ser para Brasília ou para Foz do Iguaçu para assinar o acordo Mercosul-União Europeia, que eu penso que será assinado no dia 20 de dezembro”, disse Lula ao descartar novas viagens internacionais até o fim do ano.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
A data coincide com a próxima reunião da Cúpula dos Líderes do Mercosul, marcada para Foz do Iguaçu (PR) – o Brasil ocupa a presidência rotativa do bloco neste semestre.
Na fala, Lula destacou que o acordo vai criar a maior zona de livre comércio do mundo. “É um acordo que envolve praticamente 722 milhões de habitantes e envolve 22 trilhões de PIB. É uma coisa extremamente importante, possivelmente seja o maior acordo comercial do mundo.”
Lula fala a jornalistas durante o G20
Reprodução
Acordo UE-Mercosul: o que está em jogo para quem apoia e para quem resiste?
Até este domingo, o presidente da Argentina, Javier Milei, ainda não tinha confirmado presença no encontro de líderes. Em julho, Milei disse que o grupo “prejudicava” a maioria dos cidadãos.
No início do mês, na cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), Lula já tinha defendido que o Mercosul e a União Europeia deveriam avançar o acordo em suas respectivas cúpulas. Relembre:
Lula defende que Mercosul e União Europeia digam “sim” ao comércio internacional na próxima Cúpula
Em setembro, o acordo de livre comércio entre os blocos foi apresentado formalmente pela Comissão Europeia. Agora, o Parlamento Europeu e os estados-membros da União Europeia precisam aprovar a adesão.
Do lado de cá, os países do Mercosul precisam fazer o mesmo. É essa etapa que Lula pretende avançar na cúpula de líderes, no próximo mês.
Repost
