
A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira 19 a Operação Rosa Branca, em Lajeado (RS), para apurar crimes de apologia ao nazismo, racismo e exposição indevida da intimidade de congressistas. A investigação identificou que o principal suspeito utilizava inteligência artificial para produzir deepnudes (imagens falsas de teor sexual) envolvendo deputados e senadores.
A operação cumpriu dois mandados de busca e apreensão e um mandado de busca pessoal, expedidos pela 5ª Vara Federal de Caxias do Sul. O inquérito teve início após a Polícia Legislativa do Senado Federal detectar postagens ilegais nas redes sociais.
Segundo a PF, perfis ligados ao investigado apresentavam simbologia associada a ideias de “superioridade” racial, referências ao nazismo e diversas publicações de cunho racista. As imagens manipuladas dos congressistas também eram disseminadas online.
Os envolvidos poderão responder por crimes de preconceito de raça ou cor e por exposição indevida da intimidade sexual. Os nomes dos congressistas alvo dos conteúdos falsos não foram divulgados.
