(FOLHAPRESS) – A Latam anunciou nesta segunda-feira (17) que abrirá sete novas rotas ao longo de 2026 – quatro domésticas e três internacionais.
Entre janeiro e junho, a companhia aérea adicionará voos que ligarão Guarulhos (SP) a Uberaba (MG), Juiz de Fora (MG) e Caldas Novas (GO). Além disso, haverá também, a partir de maio, uma rota entre Brasília e Campina Grande (PB).
Os novos destinos domésticos serão operados com o Airbus A320, e os internacionais, com o Boeing 787.
Durante entrevista a jornalistas para divulgar os resultados da companhia no terceiro trimestre de 2025, o CEO da Latam, Jerome Cardier, disse que a empresa deve alcançar no ano que vem, com as novas adições, o resultado recorde de 63 destinos no mercado doméstico e 28 destinos diretos no exterior.
Segundo Cardier, durante o próximo ano a empresa pode adicionar novos destinos domésticos, além dos que foram anunciados nesta segunda-feira. A expectativa é que haja novos anúncios no primeiro trimestre de 2026.
De julho a setembro deste ano, a Latam registrou um lucro líquido de US$ 379 milhões, um aumento de 25,8% em relação ao mesmo trimestre de 2024. No período, a companhia aérea transportou mais de 22,9 milhões de passageiros.
Em setembro, a companhia aérea anunciou um acordo com a Embraer para a aquisição de até 74 aeronaves E195-E2, sendo 24 pedidos firmes e 50 opções de compra, com entregas previstas a partir do quarto trimestre de 2026. Segundo a empresa, a encomenda faz parte de um plano de longo prazo para ampliar a conectividade em mercados regionais com potencial de crescimento.
As primeiras entregas das aeronaves da Embraer serão destinadas à Latam Brasil e, de acordo com a companhia, poderão se estender posteriormente a outras subsidiárias do grupo.
A companhia aérea também espera receber, a partir de 2027, aviões do A321 XLR, da Airbus. O avião é o novo modelo “narrowbody” (fuselagem estreita, com apenas um corredor) da fabricante europeia.
A aeronave, que consegue fazer voos de longa distância com uma menor quantidade de passageiros, é útil para mercados que não possuem grande demanda. O modelo foi anunciado neste ano pela companhia espanhola Iberia em novas rotas que conectarão Madri a Recife e Fortaleza.
