O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) foi recebido com vaias, nesta quarta-feira 15, durante participação na cerimônia promovida pelo governo Lula (PT) em homenagem ao Dia dos Professores, no Rio de Janeiro.
Além das vaias, o parlamentar teve o início de seu discurso interrompido brevemente por gritos de ‘sem anistia’. O parlamentar, no pronunciamento, não comentou o protesto e optou por seguir com as declarações planejadas. No discurso, enalteceu a aprovação do Sistema Nacional de Educação, e do Plano Nacional de Educação, que teve parecer apresentado na terça-feira 14, na Câmara dos Deputados.
A cerimônia em que Motta foi vaiado marcou a assinatura formal do presidente Lula (PT) no decreto que cria a Carteira Nacional Docente no Brasil. O documento será válido em todo o território nacional e trará benefícios aos professores, como descontos em eventos culturais, diárias mais baratas em hotéis, cartões de crédito exclusivos para docentes e outras parcerias promovidas pelo Ministério da Educação no âmbito do programa Mais Professores para o Brasil.
O evento desta quarta contou com a participação do ministro da Educação Camilo Santana; da ministra da Igualdade Racial Anielle Franco; e da ministra da Gestão Esther Dweck; também esteve presente o prefeito do Rio Eduardo Paes (PSD).